por Bruna Bittencourt

Site Rotten Apples identifica filmes e séries em que atores ou membros da equipe estão envolvidos em acusações de assédio sexual

É uma lista difícil de acompanhar. As acusações de assédio sexual contra o todo poderoso produtor Harvey Weinstein, que vieram à tona em outubro, desencadearam uma avalanche de denúncias envolvendo nomes como Kevin Spacey, Louis C.K. e Dustin Hoffman, para lembrar apenas alguns. E não parece que vai parar tão cedo.

LEIA TAMBÉM: Qual a diferença entre assédio e elogio

O site Rotten Apples é uma espécie de banco de dados desses casos. O endereço identifica em sua busca se um filme ou série de TV possui atores ou membros de sua equipe acusados de assédio sexual. Se sim, a produção é qualificada como "maçã podre" e a pesquisa cai em uma notícia sobre o caso. Senão, ela é identificada como "maçã fresca".  

"Nos reunimos numa noite depois do trabalho na época em que o escândalo de  Weinstein estourou", cont Tal Wagman, um dos quatro criadores do site (todos  trabalham para uma mesma agência de publicidade de Los Angeles, a Zambezi). "Nos dias seguintes, mais e mais alegações de má conduta sexual começaram a surgir e não pareciam que iriam parar. Sabíamos que o número de pessoas implicadas se tornaria difícil de acompanhar. Foi assim que começamos a discutir a criação de uma ferramenta simples que poderia ajudar as pessoas com o consumo consciente de mídia", completa Tal, que é diretor criativo associado da agência. Embora o escritório não esteja envolvida na criação do site,  apoia e incentiva seus funcionários a assumir outros projetos.

O retorno, conta Tal, tem sido positivo. "Também provocou um intenso debate sobre o que significa separar a obra do artista. Acreditamos plenamente que o Rotten Apples é uma ferramenta simples para que as pessoas possam descobrir se um filme ou programa de TV que amam está vinculado a alguém com acusações de má conduta sexual. O que os usuários fazem com essa informação depende deles."

“Somos conscientes de que muitas pessoas boas, incluindo vítimas, trabalharam nesses projetos e não devem ser mais afetadas do que já foram”
Tal Wagman, um dos criadores do site Rotten Apples

Na área de informação, o site sublinha que, em caso de "maçãs podres", a referência é proveniente de um artigo existente, e não um reflexo de opiniões da equipe. "Frisamos que o site não pretende condenar projetos inteiros apenas por causa de uma ou algumas 'maçãs podres'. Somos conscientes de que muitas pessoas boas, incluindo vítimas, trabalharam nesses projetos e não devem ser mais afetadas do que já foram."

O Rotten Apples pede aos usuários que, caso achem que esteja faltando um nome na busca, enviem o link de um artigo do caso, "mas muitos não podem ser confirmados por fontes confiáveis", diz Tal. "Nossa esperança é que o que parece estar acontecendo na indústria do cinema e da televisão atinja todas as facetas da sociedade, especialmente locais de trabalho onde a dinâmica de poder e sexualidade precisam de muita atenção."

fechar