Marcha das Vadias 2013

por Natacha Cortêz

A 3ª edição da marcha acontece em diversas capitais este fim de semana, com o tema Quebre o silêncio

A terceira edição da Marcha das Vadias acontece amanhã, sábado, 25, e domingo, 26 em diversas capitais e traz o tema Quebre o Silêncio, com a intenção de incentivar as mulheres a denunciarem seus agressores e interromperem o ciclo de silêncio que só perpetua a violência.

"A Marcha das Vadias é uma resposta à ideia de que mulheres são culpadas pela violência que sofrem. Nela, reivindicamos o direito pela autonomia sobre nossos próprios corpos e rechaçamos o pensamento de que a roupa ou o comportamento sejam usados como motivos para justificar a violência."

Neste ano, o grupo toma as ruas lembrando que a violência contra a mulher, na maioria das vezes, ocorre em casa. Segundo a Marcha das Vadias de São Paulo, "a cada dia, em média, 2.175 mulheres telefonam para o 180 (Central de Atendimento à Mulher) dizendo que são vítimas de agressão. Em 89% dos casos, o agressor é o companheiro ou ex-companheiro da mulher. 50% das vítimas relatam estar correndo risco de morte".

O Brasil é o 7º país no ranking mundial de homicídios de mulheres, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça. A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, com base em dados do Mapa da Violência 2012, diz que em 65% dos casos de violência sexual o estuprador era um parente ou conhecido da mulher.

Em São Paulo

Na capital paulista o ponto de partida e concentração da marcha é a Praça do Ciclista, que fica no encontro da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. A partir do meio-dia, o coletivo feminista Marcha das Vadias de São Paulo (MdV SP) estará no local, oferecendo oficina de cartazes, stencil e preparando para o ato, que começa às 14h. Os manifestantes percorrerão a Avenida Paulista e a Rua Augusta, até a Praça Roosevelt. 

A versão paulistana da Marcha das Vadias ocorreu pela primeira vez em 4 de junho de 2011. Em 2012, reuniu 2 mil pessoas nas ruas da capital paulista. No mesmo ano assumiu a forma de um coletivo feminista. O coletivo tem o objetivo de agregar à luta política que atravessa os corpos das mulheres e o direito de decisão sobre eles. Além de marchar anualmente nas ruas de São Paulo, a MdV SP reúne-se quinzenalmente para deliberar sobre pautas da agenda feminista, promove debates e outras atividades culturais e políticas. 

Outras cidades

Além de São Paulo, outras treze cidades recebem a Marcha das Vadias neste fim de semana. Entre as capitais: Florianópolis, Belo Horizonte, Recife, Aracaju. As cidades Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, e São Carlos, Bauru, Sorocaba e São José dos Campos, no interior de São Paulo, também terão suas marchas. 
 

Elas respondem

Falamos com as organizadoras da marcha em São Paulo 

Tpm. Como tudo começou?
MdV SP.
A Marcha das Vadias é uma resposta à ideia de que mulheres são culpadas pela violência que sofrem. Nela, reivindicamos o direito pela autonomia sobre nossos próprios corpos e rechaçamos o pensamento de que a roupa ou o comportamento sejam usados como motivos para justificar a violência. Em Janeiro de 2011, um policial falou às jovens da Universidade de Toronto, no Canadá, que estavam amedrontadas por uma onda de violência sexual que tomava o campus. Em seu discurso, ele pediu que “as mulheres evitem se vestir como vadias” para que não sejam vítimas de estupro. No dia 3 de abril daquele ano, três mil pessoas tomaram as ruas de Toronto, num protesto batizado como SlutWalk. O movimento se alastrou mundo afora e no Brasil ficou conhecido como Marcha das Vadias.

Por que “vadias”? 
O ideário disseminado pelo patriarcado nos ensina que vadia é uma mulher vulgar, promíscua, que não esconde seus desejos sexuais e que isso é algo negativo. Que existem mulheres para se casar e mulheres para fazer sexo. A palavra vadia é usada para ofender e depreciar a imagem da mulher. Por isso, o termo “vadia” foi apropriado pelo movimento visando ressignificá-lo. Quando o senso comum diz que as mulheres são estupradas porque usam roupas consideradas “provocantes”, diz, nas entrelinhas, que os homens são incapazes de se controlar, que todo homem é um potencial estuprador. A Marcha das Vadias de São Paulo luta para derrubar esse pensamento que tolhe a liberdade das mulheres. Defende que atender a seus próprios desejos, independentemente do julgamento alheio, é uma demonstração de liberdade e autonomia.

Como foi a escolha do tema desta edição?
Os dados em relação à violência contra a mulher são alarmantes. Não é mais possível, cabível, que a mulher e seu comportamento sejam usados como desculpa para a violência. O único culpado é o agressor. Talvez estejamos vivendo a quarta onda do feminismo e esse seja um tema que precise ser tratado com bastante atenção e cuidado. 

* * *

Tem dúvidas sobre a marcha?
Com que roupa ir, se pode levar crianças, se precisa tirar a roupa, se homens são bem-vindos? Cynthia Semiramis, do blog Blogueiras Feministas, esclarece dúvidas sobre a marcha aqui:  
blogueirasfeministas.com/2013/05/respondendo-duvidas-sobre-marcha-das-vadias

* * *

Vai lá: Marcha das Vadias de São PauloQuebre o Silêncio 
Quando? sábado, 25 de maio. A partir das 12h
Onde? Praça dos Ciclista, entre a Av. Paulista e Av. Consolação, em São Paulo - SP
Informações: www.facebook.com/MarchaDasVadiasSP

Marcha das Vadias de BH 
Quando? sábado, 26 de maio. A partir das 13h
Onde? Praça da Rodoviária, em Belo Horizonte - BH
Informações: www.facebook.com/MarchaVadiasBh 

Marcha das Vadias de Florianópolis
Quando? sábado, 25 de maio. A partir das 10h
Onde? Catedral, em Florianópolis - SC
Informações: www.facebook.com/MarchaDasVadiasFlorianopolis 

Marcha das Vadias de Recife
Quando? sábado, 25 de maio. A partir das 14h
Onde? Concentração na Praça do Derby, em Recife - PE
Informações: www.facebook.com/MarchaDasVadiasRecife

Marcha das Vadias de Aracajú
Quando? sábado, 25 de maio. A partir das 10h
Onde? Praça da Catedral, em Aracajú - SE
Informações: www.facebook.com/MarchaDasVadiasAracaju 

Marcha das Vadias de Rio das Ostras
Quando? sábado, 25 de maio. A partir das 15h
Onde? concentração na Concha Acústica, em Rio das Ostras - RJ
Informações: www.facebook.com/pages/Marcha-das-Vadias-Rio-das-OstrasRJ 

Marcha das Vadias de São Carlos
Quando? sábado, 25 de maio. A partir das 9h
Onde? Praça Sta. Cruz, em São Carlos - SP
Informações: www.facebook.com/MarchaDasVadiasSaoCarlos

Marcha das Vadias de Bauru
Quando? 6 de junho. A partir das 16h
Onde? Camera dos Vereadores, parque Vitória Régia, em Bauru - SP
Informações: www.facebook.com/marchadasvadiasbauru 

Marcha das Vadias de Sorocaba
Quando? sábado, 25 de maio. A partir das 15h
Onde? Praça Tancredo Neves, em Sorocaba - SP
Informações: www.facebook.com/MarchaDasVadiasSorocaba 

Marcha das Vadias de São José dos Campos
Quando? sábado, 25 de maio. A partir das 9h
Onde? Praça Afonso Pena, em São José dos Campos - SP
Informações: www.facebook.com/marchavadiasjc

fechar