Sanduíches para todas as horas

por Luciana Carpinelli

Mate a fome de pão com delícias fáceis de fazer

O sanduíche é um verdadeiro salva vidas na cozinha, principalmente nas horas de aperto, mas também uma opção de refeição rápida e saborosa: duas fatias de pão e criatividade podem levar às mais diversas combinações de ingredientes. Desta vez vamos do mais tradicional pão com carne louca a uma versão rápida e leve de quesadilhas, passando por uma brusqueta-coringa que pode ser a entrada, vira um lanchinho charmoso para a visita inesperada, um jantar leve e até um acompanhamento interessante para complementar uma sopa.

Carne louca

Quem nunca comeu carne louca na infância? Presença comum nas festinhas, pode virar um jantar diferente e as sobras ainda enriquecem o molho do macarrão do dia seguinte. E o trabalho maior quem faz é a panela de pressão.

500g. de acem ou lagarto em pedaços
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 fio de azeite
1 colher de sopa de margarina
1/2 pimentão vermelho picadinho (opcional)
1 pedaço pequeno de bacon (opcional)
1 xícara de molho de tomate (opcional)

Em uma panela de pressão, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Adicione a margarina, o pimentão, a carne e o bacon, se for usar, e deixe fritar um pouco para pegar o tempero. Coloque água até dois dedos acima da carne e tampe. Após pegar pressão, marque 1h15 para que a carne esteja desmanchando, e desligue o fogo.

Espere a pressão sair para abrir a panela. Com um garfo, desfie a carne e, se quiser, acrescente o molho de tomate.

Esta receita dá um pouco mais do que o suficiente para duas pessoas, mas depois de servir a carne no pão, dá para separar uma ou duas porções e deixar no congelador. Essa carne pode ser descongelada e usada no sanduíche ou então adicionada a um molho de tomate para acompanhar massas. E o melhor, ela fica ainda mais saborosa.

*** 

Bruschettas caprese

Bruschettas são um coringa: podem ser uma entrada, viram um lanchinho rápido e charmoso para uma visita inesperada, um jantar leve e até um acompanhamento interessante para complementar uma sopa. A caprese é uma combinação básica italiana, simples mas não muito básica. Já sabe qual vai ser o jantar hoje?
4 fatias do seu pão preferido (italiano, baguete, ciabata francês etc.)
1/2 dente de alho
+/- 100g. de muçarela de búfala em fatias não muito finas
1 tomate italiano ou 6 a 8 tomatinhos cereja em cubos
Folhas de manjericão picadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Esfregue o dente de alho nos dois lados das fatias de pão para que fiquem com um leve sabor e aroma. Coloque-as em um refratário ou assadeira e regue-as com azeite.
Cubra cada fatia com a muçarela e leve ao forno pré-aquecido em 220°C até começar a derreter. Retire do forno, distribua um pouco de tomate por cima e tempere com sal e pimenta do reino. Retorne ao forno por mais ou menos 2 ou 3 minutos.
Antes de servir, coloque o manjericão (eu usei o roxo). Esta quantidade pode ser servida como entrada para 2 pessoas ou então uma refeição leve para 1, acompanhada de uma salada de folhas.

***

Quesadilla Rápida

Usei a tortilha pronta, mais prática e rápida, mas você pode fazer a sua em casa (e me ensinar, já que não sei! :) ). Uma quesadilla recheada com todos os tipos de queijo disponíveis em casa e a tentativa de ainda assim deixá-la mais light parece que funcionou. Ela pode virar um almoço de última hora ou um lanche reforçado (e delicioso!).

2 tortilhas ou Rap10 (integral)
2 fatias de muçarela (light)
1 fatia de queijo prato (light)
1 colher de sopa de cream cheese (light)
2 colheres de sopa de parmesão ralado (light)
Salsinha ou coentro fresco
Molho de pimenta a vontade

Sobre uma das tortilhas coloque metade do cream cheese, pouco menos da metade do parmesão, 1 fatia de muçarela (eu cortei em pedaços menores para distribuir melhor), o queijo prato, a outra fatia de muçarela, pouco menos do que sobrou do parmesão e finalize com o cream cheese. Cubra com a outra tortilha, salpique o queijo ralado restante e leve ao forno bem forte por mais ou menos 8 a 10 minutos para que os queijos derretam.

Dica: para que os queijos não escorram, não coloque-os muito próximos da borda das tortilhas e leve sua quesadilla ao forno em um recipiente não muito grande, de preferência do mesmo tamanho que as tortilhas.

Retire a quesadilha do forno mas só corte-a depois de 5 minutos, para que os queijos fiquem mais firmes e ela não desmonte quando você cortar. Coloque a salsa ou coentro por cima e delicie-se com o molho de pimenta. Se preferir, acompanhe de sour cream e de guacamole e muita pimenta!

. Para mais receitinhas de sanduíches diferentes, acesse o Festival de Sanduíche do Cozinhando para 2 ou 1

(*) Luciana Carpinelli é aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses – entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas. Seu blog é o Cozinhando para 2 ou 1 cozinhandopara2ou1.com

fechar