Abre a gaveta, menina!

Tpm

por Camila Eiroa

Duas amigas criaram um projeto de troca de roupas que acontece há dois anos em São Paulo. Terceira edição será realizada no MIS

Moda sustentável é possível, e para provar isso, o movimento Gaveta realiza sua terceira edição em São Paulo no dia 28 de novembro. O projeto vai invadir o MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo - para trocar roupas entre as participantes. Isso mesmo! Além da troca, os melhores brechós da capital estarão por lá, terão exposições, palestras e workshops.

O Gaveta foi criado em 2013 por Giovanna Nader e Raquel Vitti Lino. O objetivo principal era perpetuar a prática da troca de roupas que não usamos mais. "O consumo colaborativo permite que os participantes se tornem cidadãos ativos novamente. Sem falar que a sensação de você chegar em casa e ter roupas 'novinhas' no armário sem ter gastado nada é uma delícia", pontuam.

Cada peça doada vale uma quantidade de moedas a ser trocada no MIS. Para camiseta, camisa, shorts, saia e acessórios: uma moeda. Já para vestido, sapato, calça e bolsa: duas moedas. Jaquetas e casacos valem três. "A indústria da moda é a segunda mais poluente, depois do petróleo. Já pensou quantas roupas temos no nosso armário que não usamos? A quantidade de roupas que compramos e descartamos durante toda nossa vida? Será que precisamos mesmo disso tudo?", dizem. 

Separe o que não usa mais e entregue em mãos para as meninas no dia do evento, cada participante pode doar até cinco itens. Elas fazem uma curadoria das peças que entrarão para o troca troca, a fim de que todas tenham uma essência moderna e fashion. As roupas que ficarem de fora serão doadas para projeto que beneficia moradores de rua, o Gaveta na rua.

"Muitas pessoas compram roupas todos os meses e nessa hora precisamos nos questionar se precisamos mesmo de todas aquelas peças. Precisamos conhecer e entender nosso guarda-roupa constantemente. Reinventá-lo, ser criativo e comprar somente aquilo que usaremos muito, investir em peças atemporais e duradouras", contam. 

Vai lá: Projeto Gaveta
Quando: 28/11/2015 do 12h às 22h
Onde: MIS -  Avenida Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo
Programação completa: www.projetogaveta.com

fechar