Faça você mesma

por Redação
Tpm #67

Como as principais fabricantes de tintas estão alardeando há algum tempo, é possível sim você pintar algumas paredes de sua casa sozinha

Como o Brasil é um país onde a mão-de-obra é superacessível, existia até pouco tempo um tabu de que mulher não devia colocar a mão na massa para pintar paredes. Mas bancar a pintora pode ser um passatempo engraçado (e às vezes melequento) para um fim de semana chuvoso e sem graça. Pintar uma pa­rede de um ambiente pode mudar completamente o clima da sua casa e, depois da primeira expe­­­­­riên­­­cia, você pode trocar a cor da sua sala com mais freqüência do que lava as cortinas. Você só vai preci­sar de algumas ferramentas, um bom vinho e uma companhia para dar umas risadas. E, se por acaso sua ex­periência não for bem-sucedida, o telefone do “seu Antônio” para te salvar na segunda-feira.

Algumas observações para você se jogar nas tintas:

1 Em vez de colorir a sala toda, uma única parede com cor em um ambiente branco pode ficar bem mais bonito e dar menos trabalho.

2 Escolha uma cor que combine com seus móveis e objetos.

3 Faça um teste de cor antes de pintar a parede toda. Dependendo da luz da sua casa, a cor escolhida fica diferente da que você viu na loja.

4 Antes de pintar a parede, passe fita-crepe no rodapé e no teto para não manchar o que não será pintado.

5 A parede escolhida deve estar em boas condições (sem buracos, imperfeições graves etc.). Se estiver mais ou menos, uma boa lixada pode resolver o problema. Caso contrário, talvez seja melhor você chamar o “seu Antônio” para fazer o serviço.

6 Use um rolo de lã de pêlo baixo para tintas à base de água. 7 Siga as instruções de preparo da tinta que estão impressas na lata.

Inspiradas no verde do banheiro da casa da Tata, escolhemos algumas combinações para você se divertir pintando suas paredes. No exemplo abaixo, a primeira cor (quadrado maior) pode ser combinada com as restantes (quadrados menores).

fechar