Revista TPM

tamanho da letra
aumentar fonte
diminuir fonte

Como dormem as pessoas?

Fotógrafo clica anônimos do jeito que eles vão para a cama em projeto artístico em Tumblr
24.05.2012 | Texto: Flávia Durante

Com centenas de Tumblrs surgindo a cada dia, alguns se destacam com conceitos diferentes. É o caso do Como dormem as pessoas?, criado pelo fotógrafo Yuri Barichivich, baiano residente em Vitória. Criado há poucos dias, o projeto capta a intimidade de anônimos em suas casas poucos momentos antes de irem para a cama, do jeito que elas preferem dormir.

Batemos um papo rápido com o Yuri sobre a série fotográfica:

Revista Tpm - Como surgiu a ideia do projeto?
Yuri - Surgiu em uma viagem de volta a Vitória após uma ida a São Paulo para a Virada Cultural. Queria ter algo para mostrar, um projeto interessante que não tivesse visto em algum outro lugar. Comecei a pensar em uma amiga que dormia com um pijama um tanto quanto inusitado, disso me veio a pergunta "Como será que as outras pessoas dormem?". Depois disso as coisas foram tomando forma e estão caminhando.

O que você pretende com essa série?
Minha pretensão inicial era simplesmente realizar um projeto bacana, que eu gostasse e que pudesse chamar de meu com orgulho. Comecei com meu irmão, depois eu mesmo me fotografando. Logo que postei, uma quantidade inacreditável de pessoas vieram falar que gostariam de posar também - para minha surpresa absoluta - e acabei criando uma lista para atender quem gostaria. No momento, ainda é meio vago o que eu quero com a série, penso talvez em um livro ou uma exposição, mas eu estou me preocupando mais em agradar os retratados e a mim mesmo por enquanto. Quero viajar com esse projeto assim que possível.

E as pessoas topam tirar as fotos numa boa?
Para mim surpresa, sim, elas geralmente se oferecem! Eu acho que é da natureza humana querer ser visto, mas é engraçado pensar que muitos encaram numa boa posar vestidos de calcinha ou sutiã como algo completamente aceitável. Eu, pessoalmente, acredito na beleza do corpo humano, não vejo a forma que tenho produzido as fotos como pornografia ou coisa que valha, acho que simplesmente as pessoas querem ser vistas e eu estou dispostos a mostrá-las.

E você, como dorme?
Eu? Eu durmo de regata, samba canção e uma munhequeira para meus problemas de pulso que a fotografia me deu. Inclusive, a segunda foto do projeto sou eu, é assim que durmo.

Vai lá: http://comodormem.tumblr.com