Revista TPM

tamanho da letra
aumentar fonte
diminuir fonte

Cabeceiras charmosas

Mude a aparência de seu quarto sem muito esforço
04.08.2011 | Texto: Thaís Ruiz

NEOARQ

Placas de deck 1.00x.50cm fixadas na parede com parafusos. Roupa de cama da Empório do Enxoval. Projeto NEOARQ

 

Nestes dias de tempo mais frio, o nosso quarto torna-se o local mais desejado da casa e junto com isso chega a vontade de mudar alguma coisa no visual. Pensando nisso falaremos sobre cabeceiras, uma peça que consegue mudar a aparência do ambiente sem fazer muito esforço.

Aproveitando a onda das camas Box, que tornaram as cabeceiras peças opcionais, muitas soluções alternativas apareceram deixando um pouco a solução padrão que fazia parte da estrutura da cama convencional. Com esta liberdade conquistada a imaginação é o que manda e claro o bolso também.

Para aqueles que gostam de colocar a mão na massa as possibilidades são infinitas, adesivos e pinturas dão um ar bem pessoal e resolvem em pouco tempo e com custo baixo.

Seguindo na linha do “feito a mão” outra solução simples e com ótimo efeito visual são as placas de madeira revestidas com tecido fixadas na parede com o sistema de encaixe “macho e fêmea”. Basicamente consiste em comprar três placas de 60cmx60cm, espuma e o tecido de sua preferência, para fazer você só vai precisar de um grampeador e um pouco de paciência.

Outra forma de mudar rapidamente e com pouco investimento é comprando duas placas de deck de 1.00x50cm, destas que são vendidas em home centers e parafusá-las lado a lado na parede, solução super simples e bonita.

Seguindo uma linha mais rústica, até uma porta antiga pode virar uma cabeceira. Basta dar um tratamento simples com lixa e verniz, remover as ferragens e fixá-la na horizontal.

Para quem possui habilidades de corte e costura, outra idéia fácil é a de fazer alças em almofadas e fixá-las com um varão de cortina em cima da cama.

Papéis de parede também podem ser usados para dar aquela mudada rápida no ambiente, mesmo quem já possui uma cabeceira fixa consegue um bom resultado utilizando esta solução.

Quando o desejo é algo mais sofisticado e glamuroso, um bom tapeceiro pode ajudar. Cabeceiras estofadas e com captonê ficam muito elegantes quando combinadas com tecidos lisos. Para esta solução é melhor fugir de tecidos muito estampados ou com brilho, assim fica mais fácil evitar a possível aparência de motel.

Em projetos mais elaborados, as opções em marcenarias feitas sob medida e com formatos diferenciados tornam-se peças exclusivas e representam realmente a personalidade dos proprietários. Combinadas com um projeto de luminotécnica ficam ainda mais charmosas, neste caso um profissional de arquitetura pode ajudar.

Com um quarto novo e lindo o único problema é que nem vai dar vontade de dormir.

Veja abaixo sugestões de decoração de cabeceiras.

(* Thaís Ruiz é arquiteta da Neo Arq. Twitter: @neo_arq)

Tem dúvidas de decoração, arquitetura ou paisagismo? Faça sua pergunta nos comentários abaixo! As dicas da Arquitetando são publicadas quinzenalmente às quintas-feiras, alternadas com as dicas do blog Fui Morar Numa Casinha