Revista TPM

tamanho da letra
aumentar fonte
diminuir fonte

Canções para crianças de todas as idades

O músico e compositor Daniel Belleza lança disco solo nesta quinta em SP com influências que vão do brega ao punk rock
10.12.2013 | Texto: Camila Eiroa | Fotos: Divulgação

Daniel Belleza, músico e compositor, toca há dez anos com a banda independente de punk-rock Daniel Belleza & os Corações em Fúria. Nesta quinta-feira lança seu primeiro álbum solo, criado com sonoridades bem diferentes das que costuma apresentar com o grupo. Em Canções para crianças de todas as idades, Belleza viaja em experimentações sonoras que passam do psicodélico ao brega. Lançado só em vinil, são 6 músicas no lado A e 7 no lado B, também disponíveis no Soundcloud.

Tpm Quando você começou a criar o álbum solo?
Este álbum é um apanhado de composições que não tinham espaço no repertório da minha banda, Daniel Belleza & os Corações em Fúria. Tem canções bem velhas, outras feitas para o disco mesmo. Comecei a gravá-lo em 2009 e terminei as últimas este ano.

'As inspirações vão da bossa-nova ao axé, passando pelo folk, tecnobrega, sertanejo e punk rock'


Quais foram as inspirações sonoras que você uniu nesse trabalho? 
Da bossa nova ao axé, passando pelo folk, tecnobrega, sertanejo e punk rock.

As músicas unem várias referências diferentes. Você pode falar sobre elas? 
São canções carregadas de influencias que me formaram como artista. Você vai encontrar ali cópias descaradas de artistas da K Records, Daniel Azulay, Arnaldo Antunes, Eduardo Dussek, Secos & Molhados, Alceu Valença, Tonico e Tinoco, entre outros grandes clássicos da música pop mundial. É uma baita mistura!

Todas as composições são suas? 
Sim, com exceção de "O zepelim", que é uma canção de Nelson Provazi, um grande artista visual e compositor, que também assina a linda arte do disco.

 

"Acredito que o CD é uma mídia esgotada , que nunca serviu ao que se propunha. O vinil tem mais valor como objeto. Sua capa, encarte e até mesmo o próprio disco acabam fazendo parte do trabalho artístico. "

 

 Daniel Belleza

Por que a escolha de lançá-lo só no formato de LP? 
Acredito que o CD é uma mídia esgotada, que nunca serviu ao que se propunha. O vinil tem mais valor como objeto. Sua capa, encarte e até mesmo o próprio disco acabam fazendo parte do trabalho artístico. Muitos falam que o som é melhor. Pode até ser, mas vai depender de onde você vai ouvir. O CD é um formato portátil, foi criado para substituir a fita cassete, mas, infelizmente, entenderam tudo errado.

E o que muda comparado com o que você toca na Daniel Belleza & Os Corações Em Fúria?
É uma banda de punk rock, não tem espaço para essa viagem toda. Jamais caberia um axé music no repertório. Ali é um, dois, três, quatro e salve-se quem puder!

Além da Bianca Jhordão na faixa "Me diga, querida", quem mais participou das gravações com você? 
O disco contou com a participação de um bocado de gente. Além da Bianca, tem o Rodrigo Brandão, também do Leela, Astronauta Pinguim, que me ajudou com a produção do disco, Felipe S, do Mombojó, Ilsom Barros, do Zefirina Bomba, Jeff e Johnny, que tocam comigo no Corações em Fúria, Yuri Queiroga e Marcella, minha esposa e excelente tecladista e cantora.

Quais são as participações que você vai levar pro show de lançamento? 
O pianista pernambucano Vítor Araújo, o trompetista Guizado, e os cantores Bianca Jhordão e China. E talvez ainda pinte uma surpresa para o público...

 

Vai lá: Daniel Belleza apresenta Canções para crianças de todas as idades
Onde? Choperia do Sesc Pompeia - Rua Clelia, 93 - São Paulo
Quando? 12 de dezembro, quinta-feira, às 21h30
Quanto? De R$3,20 a R$16

"Fiquei muito feliz com o convite de participar do novo disco do Belleza, um artista que admiro bastante. Cantamos juntos a música Me Diga, querida que tem um clima anos 50, bem fofa. As gravações foram bem espontâneas e divertidas, foi um prazer gravar com ele! Além disso também toquei theremin em duas músicas. O vinil está chiquérrimo.", conta Bianca Jhordão, uma das participações do disco.

+ comentários

A Tpm se reserva o direito de excluir comentários ofensivos

Deseja comentar?

 usuário TPM



» Esqueci minha senha

» Conheça as vantagens de ser cadastrado

» Cadastre-se na Tpm para obter uma conta gratuita

 convidado