A barriga alheia

Tpm

por Bruna Bopp
Tpm #99

Toda capa de revista adora vender fórmulas mágicas para uma barriga sequinha

Em toda capa de revista feminina, só se fala dela: a barriga. Sequinha, chapada, durinha. Basta você seguir à risca uma dieta mágica e se submeter a uma cirurgia plástica de apenas 40 minutos

Faça o teste. Pare em frente a uma banca e conte quantas vezes a palavra “barriga” salta aos seus olhos. Garantimos que ao menos dez vezes ela aparecerá. E em cada chamada de capa ela vem em um formato diferente, é só escolher. Barriga tanquinho em sete passos ou barriga lisinha em duas semanas? Tem até “barriga chapada em 40 minutos, com novos métodos de cirurgia plástica”. Isso mesmo, não há tempo a perder. Barriga fake para viagem, por favor.

O menu é grande. Em todas as capas de revista se encontra uma novidade que “você não pode perder”. De acordo com a pesquisadora Denise Gallo, que estuda o gênero feminino e a representação da mulher na mídia e na publicidade, é essa busca pelo novo que mantém as mulheres comprando. “As revistas sempre querem mostrar uma nova tecnologia que você não conhecia, mas, agora que descobriu, vai finalmente poder resolver o seu problema. E, claro, de uma maneira aparentemente muito simples”, comenta.

E aí, dá-lhe mais uma publicação com uma garota que sobe e desce aqueles steps com o cabelo sempre impecável e um sorriso largo no rosto, como se estivesse fazendo a coisa mais divertida do mundo. Não, não é legal subir em steps. Como toda pessoa normal, você cansa, sua e seu cabelo desmancha. E, o pior, existem pessoas que ainda acreditam nessa garota. A estudante de administração Camila Coimbra confessa: “Se leio: ‘Nova dieta da sopa azul-marinho seca a barriga em uma semana’ e ainda tem a Deborah Secco do lado, eu compro! Associo uma coisa à outra e levo a revista torcendo para conseguir ter a barriga dela pra mim”.

Querida, é tudo ilusão, tá? Músculos não vêm em saquinhos de sopas instantâneas. Nem a barriga da Deborah Secco. Infelizmente.

 

fechar