Revista TPM

Um gay em sua vida

Queimando o livro: chegou na redação um livro que esteriotipa os gays, e nós não perdoamos
04.05.2010 | Texto: Nina Lemos | Fotos: Divulgação | Ilustração: Tereza Bettinardi

Juramos por nossos sapatos que recebemos um livro com o título Porque Toda Muher Precisa de um Gay em Sua Vida. A obra usa 145 páginas para falar coisas do tipo “gay é bom amigo porque é animado”. Só se for no Zorra Total!

Tereza Bettinardi

“Socorro! Era só o que faltava! O que é isso? Genteee!”

Essa foi a reação da Redação quando chegou o livro Porque Toda Mulher Precisa de um Gay em Sua Vida. Gritamos porque não conseguimos acreditar que a necessidade de ter um amigo gay tenha virado tema de livro. Mas nos indignamos também por outros motivos.

Não, não achamos que toda mulher PRECISA de um gay em sua vida. Achamos que todo mundo precisa de amigos. E a gente não fica pensando se os nossos amigos são gays, travestis, héteros, mulheres, bissexuais. Eles são nossos amigos. E pronto.

Mas, como não podemos avaliar um livro só pela capa, resolvemos ler a obra e encontramos que os gays podem ser os amigos perfeitos porque eles são “divertidos, bem informados, alegram nossas vidas, estão sempre dispostos a tudo, a qualquer hora”. Achamos que isso ofende os nossos amigos gays (e também os héteros). Não é todo gay que é divertido. Existe gay burro (dã), e falar que eles estão sempre dispostos a tudo chega a ser sacanagem. Como assim? Que estereótipos são esses? Todo gay está sempre animado? Que bobagem!

Encontramos outros clichês, do tipo “todo gay gosta de olhar vitrines” (MENTIRA), “são ótimas companhias para sair para dançar” (se um gay não gostar de dançar, ele é expulso da sociedade?). O livro diz também que amigo gay costuma ser alto-astral. Ah, claro, todo gay é alegre. Bem, pelo menos no programa Zorra Total.

Não concordamos com nada disso. E, por respeito aos nossos amigos gays (que não merecem ser estereotipados) e aos amigos héteros (que podem, claro, ser amigos de mulheres), vamos queimar este livro. E não vamos jogar paetês. Estamos fora desses clichês.

P.S. A autora deste texto tem um milhão de amigos gays. E outros que não são gays. Mas ela pergunta... “E daí?”

Não vai lá: Porque toda Mulher Precisa de um Gay em Sua Vida, editora Matrix

+ comentários

A Tpm se reserva o direito de excluir comentários ofensivos

Deseja comentar?

 usuário TPM



» Esqueci minha senha

» Conheça as vantagens de ser cadastrado

» Cadastre-se na Tpm para obter uma conta gratuita

 convidado