Blogueiras fitness, as novas it girls

por Nina Lemos
Tpm #140

Elas são idolatradas por vender um estilo de vida cheio de dietas absurdas, programas de exercícios e propaganda disfarçada de suplementos. Segundo médicos, um perigo. Cuidado, gente!

Perdão, meninas da moda: agora, as blogueiras fitness é que são it girls. Com centenas de milhares de seguidores em redes sociais, meninas que ganham dinheiro postando “dicas” de saúde viraram celebridades da internet. E alvo de muita polêmica.

No lugar do “look do dia”, séries de agachamento e de exercício pesado exibidas no Instagram. Também são hit os pratos de comida, em geral muito “saudáveis”, com pouca quantidade e sempre “zero carbo”. As meninas também fizeram voltar com tudo o “antes e depois”: elas adoram postar fotos de quando não eram tão saradas. 

O fato é que essas moças não são médicas nem nutricionistas e não deveriam estar receitando fórmulas mágicas de saúde on-line. A médica Mariana Perroni (que tem um blog sobre saúde no site da Tpm) considera o fenômeno muito sério. “Desconfio de tudo o que é febre. E os programas sugeridos costumam ser bem intensos e restritivos. Essas meninas estão na moda porque oferecem milagres, mas o perigo é que quem segue os programas de exercícios e regimes delas não se submeteu a avaliação médica. Se a pessoa tiver um problema cardíaco, de fígado ou de metabolismo, desconhecido até então, isso pode se exacerbar.”

Anunciar produtos e até remédios para emagrecer é mais grave ainda. “Sou médica intensivista e, quando as coisas dão errado, é em mim que chega tudo, na UTI: as arritmias causadas por termogênicos (que estão na moda), a necessidade de transplante de fígado por conta dos danos causados por suplementos para substituir refeições...”, alerta Mariana.

Na contramão disso tudo, há blogueiras denunciando meninas que teoricamente estão dando dicas, mas na verdade postam conteúdo pago – ou seja, propaganda disfarçada. Priscila Rezende, a Blogueira Shame (que, por sinal, é farmacêutica), é a mais famosa delas. E esbraveja: “Essas dietas malucas e esses suplementos ‘indicados’ por elas podem, sim, fazer muito mal à saúde. Isso é trabalho para nutricionistas e endocrinologistas”. A melhor dica de todas: fique esperta!

fechar