Tpm / Casa

por Jéssica DeSilva
Tpm #113

A atriz carioca não tem medo de obras. Aqui ela mostra o resultado

Se não fosse atriz, a carioca Fernanda Nobre, 28 anos, bem que poderia ser arquiteta – ou empreiteira. “Sempre quis ter uma obra na minha vida”, diz a apaixonada por revistas de decoração e entendida no assunto. O apartamento na Gávea, no Rio de Janeiro, onde mora com o marido, o também ator Gabriel Gracindo, contava com todos os quesitos para ser a cobaia perfeita: era deles, antigo e tinha alguns revestimentos para serem trocados.

O que seria uma reforma de três meses se transformou numa repaginação pelo dobro do tempo. A arquiteta Kátia Ibrahim foi contratada para ajudar na obra, porém Fernanda sabia exatamente o que queria. O ponto de partida era o sofá roxo que ela sempre quis ter na sala. Assim, todo o resto deveria conversar com o tal sofá: o chão de tábua corrida, os móveis coloridos que chegariam depois e até a luminária comprada há tempos, que só aguardava a reforma para ser colocada.

No início, era pra ser uma obra mais singela. Apenas o piso e os banheiros seriam mexidos, mas, já que estavam quebrando o banheiro, por que não trocar o encanamento? E, já que iam fazer o encanamento, por que não refazer a elétrica? Assim, os 100 metros quadrados da casa se transformaram numa “caverna” em obras. Mas longe de ser um trauma. “Tenho saudades da obra, de ir às lojas de construção e andar com o carro lotado de cimento”, conta Fernanda. E lembra: “Adorei morar o tempo da reforma na casa de um amigo nosso, me senti vivendo em comunidade!”.

A escolha do bairro também não foi por acaso: a Gávea é arborizada e é comum aparecerem macaquinhos na janela. Feliz com o resultado, Fernanda comemora: “O apartamento ficou do jeito que eu pensava: moderno, colorido, astral”, derrete-se.

Veja nosso vídeo gravado na casa de Fernanda Nobre

Vai que...

... você também é uma louca por decoração como Fernanda e quer se aprofundar ainda mais no assunto. Já pensou em fazer um curso?

• O Senac tem tanto cursos técnicos como cursos livres de design de interiores, arquitetura, paisagismo etc., em quase todos os estados do Brasil. Informe-se pelo site

• A Escola Panamericana de Arte, em São Paulo, oferece um curso técnico de design de interiores conceituado. Dura dois anos e nele você aprende desde maquetes a projetos no AutoCAD. Oferece também cursos de curta duração.

• O Istituto Europeo di Design (IED) tem filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro e oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão na área de design de interiores.

• Mais informações no site da Associação Brasileira de Designers de Interiores.

fechar