Almocinho sem complicação

por Luciana Carpinelli

Uma receita fácil e outra incrivelmente fácil para deixar o Dia dos Pais mais gostoso

O Dia dos Pais está aí e, para deixar sua mesa bonita e apetitosa, separei duas sugestões super práticas – sem sobras, sem muita sujeira e sem complicações. Afinal, seja para o pai, para o avô, para o marido, para o futuro pai dos seus filhos (quem sabe?) ou até mesmo para a mãe que foi também um pai, não custa nada caprichar no almoço de domingo.

Batata assada no microondas (Baked potato)

Esta receita é um clássico para quem não tem experiência nenhuma na cozinha mas não quer fazer feio. Esta batata assada é extremamente fácil, rápida e não suja quase nada. Para garantir o sucesso da refeição, basta caprichar na escolha das batatas e dos recheios.

1 batata grande
Recheio de sua preferência
Papel alumínio

Lave bem a batata com casca e faça alguns furos com um garfo em toda a superfície. Coloque sobre um prato ou recipiente de vidro e leve ao microondas por 8 minutos. Vire e cozinhe por mais 8 minutos. Espete um palito de dente dos dois lados e, se ainda não estiverem macios, adicione alguns minutos.

Retire e enrole em um pedaço de papel alumínio para não esfriar. Faça um corte em uma das laterais e pressione com cuidado as duas pontas para que ela se abra.

Você pode rechear com os ingredientes de sua preferência: cream cheese, bacon, calabresa, queijos, cogumelos, legumes, carne moída, frango em pedaços ou desfiado, diversos molhos ou patês etc. A minha da foto tem requeijão, cenoura ralada e parmesão. Se quiser complementar o prato, acrescente uma salada bem colorida.

Esta quantidade é suficiente para um. Você pode multiplicar as quantidades pelo número de pessoas que serão servidas.

Mix de cogumelos ao vinho

Este prato é super fácil e hiper rápido de fazer, mas tem cara de sofisticado. Ele nasceu de porções pequenas de diferentes tipos de cogumelos que estavam na geladeira e virou uma deliciosa experiência. Na foto, companhei de couscous, mas você também pode servir com um arroz ou macarrão simples. E, se preferir, escolha apenas um tipo de cogumelo.

50g. de shimeji
50g. de champignons em fatias
50g. de shiitake em fatias
1/2 colher de sopa de margarina
1/2 colher de sopa de azeite
1 dente de alho picadinho
1/2 cebola picadinha
50ml. de vinho tinto (se preferir, substitua por caldo de legumes)
Sal e pimenta do reino a vontade

Derreta a margarina com o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente os cogumelos e deixe cozinharem por uns 5 minutos, mexendo delicadamente.

Acrescente o vinho ou o caldo de legumes, misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos (não precisa mais mexer). Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e seu delicioso prato já está pronto!

Eu servi sobre couscous hidratado em água com um pouquinho de sal e um fiozinho de azeite e salpiquei folhinhas de tomilho por cima. Se preferir, sirva com arroz branco ou integral, um mix de grãos ou então sua massa preferida. O molho dos cogumelos já é suficiente para deixar o acompanhamento super saboroso. Se quiser, coloque um pouquinho de queijo ralado por cima.

Esta quantidade é suficiente para um. Você pode multiplicar as quantidades pelo número de pessoas que serão servidas.

. Para mais receitinhas para preparar um almoço gostoso no domingo, acesse o Cozinhando para 2 ou 1

Luciana Carpinelli é aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses - entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas. Seu blog é o Cozinhando para 2 ou 1 http://cozinhandopara2ou1.wordpress.com

fechar