A cartola dos cozinheiros apressados

por Luciana Carpinelli

Idolatrado por uns e odiado por outros, o micro-ondas é um trunfo para quem tem fome mas não tem tempo

Considerado a salvação das donas de casa algumas décadas atrás, o forno de micro-ondas já foi a maior aposta entre os eletrodomésticos e também virou vilão para alguns. Perdeu um pouco a popularidade mas continua sendo um item indispensável na cozinha dos adeptos da comida rápida e fácil. Ele funciona como uma cartola encantada: a gente coloca alguns ingredientes lá dentro, aguarda uns minutinhos e o prato sai pronto, como num passe de mágica. A diferença é que, em vez de truques, são necessárias algumas receitinhas como as que selecionei aqui.

 

Batatinhas assadas com molho de requeijão e ervas

Batata cozida com um molho super saboroso. Para todos que gostam de praticidade e não têm muito tempo para gastar com fogão ou forno convencional, uma receita gostosa e hiper fácil que fica pronta em menos de 10 minutos!

2 batatas pequenas com casca
1 1/2 colher de sopa de requeijão
1 1/2 colher de sopa de leite
1/2 colher de sopa de ervas picadinhas (usei ciboulette/cebolinha francesa)
1 pitada de páprica doce ou picante (opcional)
Sal e pimenta do reino à vontade

Lave bem as batatinhas, sem tirar a casca, e faça alguns furos com um garfo. Coloque-as em um prato ou refratário e leve ao micro-ondas por 4 minutos. Vire-as e coloque mais 2 minutos. Espete um palitinho para saber se estão macias (se não estiverem, vá acrescentando mais tempo, de 1 em 1 minuto e sempre verificando).

Dica: quanto maiores forem as batatas, mais elas demoram para cozinhar.

Para o molho, misture o requeijão com o leite e mexa bem até ficar homogêneo. Leve ao micro-ondas por 30 segundos, retire e mexa novamente. Se ainda estiver muito líquido, retorne por mais 15 segundos (ele engrossa um pouco à medida que vai esfriando). Adicione as ervas, a páprica e tempere com sal e pimenta. Despeje sobre as batatinhas cozidas (eu dei uma amassadinha nelas para ficarem mais bonitinhas na foto).

Esta quantidade é suficiente para uma pessoa, servida como acompanhamento.

Shimeji na manteiga super rápido

Fui escolher shimeji em uma das mercearias orientais da Liberdade e vi uma embalagem pronta para ir ao micro-ondas. Como tinha o dobro do preço e vinha com menos cogumelos, trouxe uma bandeja normal e uma ideia na cabeça: shimeji rápido no microondas. Arrisquei e não é que ficou bom? Veja como é fácil!

150g. de shimeji (claro ou escuro)
4 colheres de sopa de molho shoyo
4 colheres de sopa de saquê culinário mirim (pode ser substituído por água)
1 colher de café de açúcar
1 colher de sobremesa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de cebolinha picada

Corte a raiz do shimeji, divida-o em pequenos buquês e coloque em um recipiente que possa ir ao micro-ondas.

Misture bem o shoyo com o saquê (ou água) e o açúcar e jogue sobre o shimeji. Distribua pelotinhos de margarina por cima e leve ao micro-ondas até o shimeji ficar macio. Deve demorar no máximo 5 minutos — vai depender da potência de cada microondas. Comece com 3 minutos, retire, mexa e verifique se está bom. Se precisar vá acrescentando mais tempo, de 1 em 1 minuto.

Retire, mexa bem e acrescente a cebolinha por cima. Se quiser, sirva com mais shoyo, ainda quente. Você pode, também, utilizar este shimeji pronto como recheio de tortas ou sanduíches, em molhos para massas, com saladas e grelhados.

Esta quantidade é suficiente para uma pessoa, servida como acompanhamento.

Ovo assado no molho de tomate

Uma opção com molho mais leve que o macarrão, com a proteína (e um tiquinho de carboidrato) do ovo e legumes (ou até bacon, se preferir!). Vale por uma refeição completa, super rápida e fácil de fazer.

2 conchas rasas de molho de tomate
+/- 2/3 xícara de legumes em cubos (cenoura, abobrinha, beterraba, vagem, ervilhas, milho, azeitonas etc.)
1 ovo
1 fatia de queijo
Queijo ralado para gratinar
Sal, pimenta do reino e ervas finas a vontade

Distribua os legumes no fundo de um refratário que possa ir ao micro-ondas e coloque o molho de tomate por cima (não precisa esquentá-lo, caso esteja gelado). Quebre o ovo no centro do recipiente, com cuidado para não furar a gema. Tempere com sal e pimenta do reino.

Dica: substitua os legumes por linguiça picada, bacon em cubos ou pedaços de carne ou de frango.

Cubra o ovo com a fatia de queijo e depois distribua o queijo ralado e as ervas finas. Neste dia da foto, eu não tinha queijo em fatia, então misturei uma colher de sopa de requeijão com outra de parmesão ralado e distribuí por cima.

Coloque no micro-ondas por 5 minutos em potência alta (cubra com uma tampa própria para microondas para que o molho não espirre por todo o forno). Caso o ovo não esteja cozido da forma como preferir (gema mole ou mais firme), vá adicionando tempo de 30 em 30 segundos, dependendo do seu micro.

Este prato vale por uma refeição completa, já que tem a proteína e quase nada de carboidrato do ovo e as vitaminas, fibras e nutrientes dos legumes. Sirva com uma saladinha e, se quiser, arroz integral (para ficar mais saudável) ou rodelas de pão tostado.

Esta quantidade é suficiente para uma pessoa e pode ser servida com algum complemento.

Luciana Carpinelli é aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses – entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas. Seu blog é o Cozinhando para 2 ou 1 cozinhandopara2ou1.com

fechar