Unidos à distância

por Natacha Cortêz

O artista Jhon Clang inova e registra fotos de família com a ajuda do Skype

Uma das chateações de sair de casa e tentar ganhar o mundo é não poder estar presente em cada reunião de família, no batizado do sobrinho e no almoço de domingo na casa da vó. E quando a distância é bem maior, coisa de continente mesmo, e as idas pra casa ficam cada vez mais raras, o álbum de família pode ficar um tanto incompleto, no caso, sem você. O fotógrafo e artista plástico Jhon Clang, que deixou a família em Cingapura pra mirar seus olhinhos puxados em Nova Iorque, usou seu fiel escudeiro cotidiano, o Skype, pra garantir o álbum de fotos completo para as próximas gerações.

Being Together é o nome dado a uma série de fotos tradicionais feitas de famílias de Cingapura, incluindo a de Clang, nas quais todos seus membros estão reunidos, mas não de uma forma habitual. A imagem dos que estão distantes é projetada na parede da sala através de uma vídeo conferência e então, basta organizar os integrantes e fazer o registro.

Se depender do artista, pelo menos na fotografia, reunir queridos no mesmo lugar e ao mesmo tempo não vai deixar de gerar memórias.  

Vai lá: www.johnclang.com


fechar