play

Rock é para sua filha

por Natacha Cortêz

Meninas aprendem a tocar instrumentos e a compor em acampamento em Sorocaba

Um acampamento de férias para meninas totalmente voltado à música. Essa é a ideia do Girls Rock Camp, um projeto trazido ao Brasil por Flávia dos Santos, socióloga e musicista desde os 13 anos. A ideia surgiu a partir de sua experiência como instrutora de guitarra no conhecido “Rock n’ Roll Camp for Girls” de Portland (Oregon, EUA), em 2005, e de sua atuação no Brasil com o projeto social “Oficina de Guitarra para Meninas”.

O evento acontece de 14 a 19 de janeiro, na cidade de Sorocaba (interior de SP) e em período integral 64 meninas de 7 a 17 anos aprendem a tocar instrumentos, formam grupos musicais, criam composições e no encerramento realizam um show ao vivo para familiares e amigos. Além disso, as campistas participam de diversas atividades de socialização, de fortalecimento da auto-estima, desinibição e trabalho em grupo, como workshops sobre história das mulheres, silkscreen, artes e fanzines. De maneira simplificada, são ensinadas noções básicas de instrumentos, composição musical e trabalho em grupo. Flávia conta que "o objetivo é promover a colaboração e a solidariedade entre as participantes".

Para atender todas as inscritas, o Girls Rock Camp Brasil conta com 52 voluntárias de todo o país. Todas as foram selecionadas a partir do seu currículo, experiência musical e com crianças e envolvimento com o projeto. No acampamento trabalham somente instrutoras mulheres, com o objetivo de criar para as meninas um ambiente de referencial positivo de musicistas. As vagas para o primeiro GRCP já foram preenchidas mas os próximos serão divulgados no site www.girlsrockcampbrasil.org.

Sobre o projeto, Flávia conversou com a gente:

Tpm. Como surgiu a ideia de fazer o Girls Rock Camp?
Flávia. Desde 2005 quando voltei dos Estados Unidos, de uma participação no “Rock n Roll Camp for Girls” de Portland, eu queria fazer algo do gênero aqui. Mas dentro das minhas possibilidades parecia um passo muito grande. Então comecei a fazer a “Oficina de Guitarra para Meninas”, e venho desenvolvendo essa atividade desde então. Já são sete anos. Então, em março desse ano rolou em São Paulo um festival feminista chamado “Emancipar Fest”, no qual me convidaram pra fazer minha oficina de guitarra para meninas, e teve também uma oficina de bateria e outra de baixo... Aí pensei: é isso, tá na hora!

São todas mulheres as professoras, certo? Fiz um convite a todas as mulheres que conheço envolvidas com música e movimentos sociais de mulheres. E houve uma aceitação gigante! Fiz contato com o Girls Rock Camp Alliance, entidade que articula todos os “Girls Rock Camps” ao redor do mundo, que já haviam me convidado para fazer parte da aliança por causa da “Oficina de Guitarra para Meninas”, e comuniquei nossa intenção de fazer o primeiro Girls Rock Camp da América Latina. Fomos super apoiadas! Contaremos nesta primeira edição do Girls Rock Camp Brasil com 56 voluntárias e 60 campistas! Todas mulheres sim.

E qual é o principal objetivo do acampamento? Promover a autoestima e estimular meninas a desenvolverem suas potencialidades, utilizando a música como meio facilitador.

Quais foram os maiores desafios pra montar o projeto? Diversos desafios, entre eles: financeiros (estamos contando com doações de apoiadores e eventos beneficentes), e outro é conquistar a confiança dos pais já que não somos institucionalizadas. O que está ajudando é a credibilidade de eu ser professora e musicista em Sorocaba e muitas pessoas já conhecerem meu trabalho na cidade com a música, a sociologia e a estrada de sete anos trilhada pela Oficina de Guitarra para Meninas.

E quais são as expectativas para a primeira edição? Por ser o primeiro estamos tendo que desbravar um campo, ou seja, não somos uma instituição formalizada ainda, somos mulheres envolvidas com música que tem um objetivo em comum. Não trabalhamos só com isso, temos nossos trabalhos e temos que conciliar o tempo que temos e a dedicação que o projeto requer, até agora está indo tudo muito bem! 

Vai lá: Girls Rock Camp Brasil - www.girlsrockcampbrasil.org


Atualização: Um vídeo que mostra o que rolou no primeiro Girls Rock Camp BR

fechar