Por mais amor em SP

Tpm

por Natacha Cortêz

Evento que acontece no feriado de 9 de julho pretende resgatar o amor pela cidade

Segunda-feira, dia 9 de julho, é feriado no estado de São Paulo. Uma boa opção pra aproveitar a folga e ao mesmo tempo explorar a cidade é o evento Conexão Cultural São Paulo, que realiza sua segunda edição no MIS (Museu da imagem e do som). Com a intenção de integrar as pessoas à cidade por meio da arte, o evento vai reunir exposições, intervenções, shows e gastronomia. A maioria das atrações são gratuitas e acontecem ao longo de todo o dia.

“Queremos conectar cada vez mais as pessoas com a cidade e seus espaços públicos, e museus são lugares que aproveitamos e nos apropriamos pouco, uma coisa cultural mesmo. Aí surgiu o Conexão, para trazer uma curadoria diferente que integra diversas manifestações artísticas; arte visual, gastronomia, música; em espaços públicos e culturais como museus e praças”, diz Paola Caiuby, idealizadora do evento.

Dentre as atrações, está a exposição Mais amor em SP, que reúne vinte obras de colaboradores de todos os cantos do país, compartilhando as suas receitas de mais amor para a capital. O legal da mostra é que as criações foram selecionadas de uma chamada da rede social itsNOON, que convocou o público a criar receitas criativas para instigar o amor em São Paulo. O resultado são fotografias, montagens, canções e poemas por amor à metrópole.

Para as interações de arte ao vivo, os artistas Mundano, com o projeto Pimp My Carroça, e João Paulo Possos. As intervenções urbanas ficam por conta de três projetos já conhecidos:

"Mais amor por favor", movimento que nasceu em 2009, com a intenção de tentar despertar a atenção das pessoas sobre o que há de mais belo: o amor. É um pedido, uma imploração, mas com educação, em meio à toda agressividade, indiferença e velocidade de uma cidade como São Paulo.

"Aqui bate um coração", começou na madrugada do dia 5 de março, quando 20 amigos invadiram as ruas da cidade e colaram corações de isopor no peito de estátuas da Sé, Anhangabaú, República, Arouche, Ibirapuera e Trianon. O objetivo? Quem sabe os pontinhos vermelhos trouxessem mais amor ao cotidiano dos paulistanos e que  esta pequena atitude despertasse sorrisos e respiros em meio ao caos.

"O que você ama em São Paulo?"idealizada pelas designers Rafaela Ranzani (diretora de arte da Tpm) e Ana Luiza Pereira como parte do projeto Mesa&Cadeira, a instalação reúne depoimentos colhidos pelas ruas, em escritórios, no aeroporto de Congonhas e numa galeria de arte. As respostas coletadas são tão variadas como "o caos", "o Paulo e o Pedro", "pastel, parques, noite", "oportunidade de emprego" e até "sair de São Paulo". No MIS, o público vai ter a oportunidade de compartilhar o que ama na cidade e fazer parte da intervenção.

A parte gastronômica do dia fica por conta dos chefs Checho Gonzales e Henrique Fogaça, com a feira O Mercado. Pra adiantar, o menu tem cara de ser delicioso, com pratos como ceviche de namorado em fruta da paixão e o hot hot spice dog. Pra fechar a tarde, dois shows: André Frateschi e a banda São Paulo Ska Jazz.

Vai lá: Conexão Cultural São Paulo - Shows, exposições, arte urbana e gastronomia
Quando: 9 de julho, segunda, das 13h às 22h
Onde: MIS – Avenida Europa, 158 – Pinheiros - São Paulo/SP
Mostra fotográfica Mais Amor em SP  (até 22 de julho)
*ingressos distribuídos a partir de uma hora antes dos shows - R$ 5,00
Evento no Facebook: http://www.facebook.com/events/161289997337312
Apoio: Conexão Cultural

fechar