Poesia fotografada - ou ao contrário

por Natacha Cortêz

Livro traz a poeta Ana Guadalupe e a fotógrafa Camila Svenson em um diálogo de seus trabalhos

Para o livro Não conheço ninguém que não seja artista, a poeta Ana Guadalupe e a fotógrafa Camila Svenson receberam a seguinte proposta: Ana escreveria 10 poemas e Camila faria 10 fotografias. Tudo inédito. Depois, as duas trocariam o material e a partir daí Ana criaria outros 10 poemas que dialogassem com as fotos entregues por Camila. Camila faria o percurso inverso com os poemas de Ana.

"A ideia era estabelecer uma relação entre palavra e imagem, uma conversa para além do que se vê e lê. Embora as autoras tenham enfoques bastante particulares, existe uma singeleza em ambas que garante a sintonia do conjunto. Os poemas com temas improváveis da Ana. As fotografias com temas familiares da Camila. Universos que se misturam e fundem", escreveu Fabiane Secches, a responsável pela proposta, na apresentação da obra. 

Não conheço ninguém que não seja artista tem pré-venda na internet, aqui, por R$ 29,90. O lançamento oficial será durante a terceira edição da Feira Plana, que terá a fotografia como tema. A Feira acontece nos dia 7 e 8 de março no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). O livro é o segundo projeto da Confeitaria, coletivo de autores e editora independente que nasceu na internet.

Abaixo, um trecho do livro: 

 

caminhão baú

mudar de cidade ainda
é o caminho mais eficiente
pra fingir ou ser uma pessoa melhor
arrumar o currículo e a postura
sem ninguém por perto pra revelar
que antes você nem sempre
se sentia tão bem

 

fechar