por Natacha Cortêz

Fotógrafa brasileira cria Pantone humano com tons de pele

A carioca Angélica Dass, 32, está construindo uma cartela de cores que até poderia ser preview de coleção de moda por abrigar quase uma centena de tons de nude - tendência que insiste em ficar nas últimas estações. Porém no seu trabalho, a única vestimenta, ou melhor, a ausência dela, é a pele. E é dela que a artista tirou cada nuance para editar seu Pantone humano, o projeto Humanae.

 “Humanae é um inventário cromático, um projeto que reflete sobre as cores além das fronteiras de nossos códigos, usando como referência o sistema de cores PANTONE ®”, diz o site dela.

O trabalho, ainda em desenvolvimento, consiste em realizar uma série de retratos, cujo fundo é tingido no tom exato extraído de uma amostra de 11x11 pixels do próprio rosto das pessoas fotografadas. Como resultado, ela quer registrar e catalogar, através de uma medição científica, todos os possíveis tons de pele humana.

A idéia da artista, que é brasileira e vive na Espanha, ganhou grande notoriedade na internet, estampando de blogs de beleza a sites de arte. 

 Vai lá: humanae.tumblr.com

fechar