por Luiz Filipe Tavares

Artigos, entrevistas e reportagens que mostram várias faces da luta contra o preconceito e a intolerância

Dia Internacional contra a Homofobia

Nesta sexta-feira, 17 de maio, é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Luta contra a Homofobia. A dia foi escolhido porque nessa mesma data, no ano de 1990, a Assembleia Mundial da Saúde, o principal órgão controlador da Organização Mundial da Saúde (OMS), retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Para marcar a data, separamos artigos, entrevistas e reportagens da Trip que tratam do tema:

De onde vem a homofobia?

Convidamos o psicanalista Contardo Calligaris para refletir sobre por que, afinal, a homossexualidade provoca tanto incômodo: “Ninguém se incomoda com algo a não ser que isso seja objeto de um conflito interno. O homofóbico tem dificuldade em conter traços de homossexualidade que estão dentro dele”.

Até quando?

"A cada 36 horas um homossexual é assassinado em crimes relacionados à homofobia no Brasil. Só em 2010 foram pelo menos 260 homicídios de gays, travestis e lésbicas no país".

Páginas Negras com Thammy Gretchen

"Como a coisa está avançando, cada vez mais gente achando normal que as pessoas sejam homossexuais, cada vez mais a imprensa mostra. Há alguns anos, quando um homossexual apanhava na Paulista, os editores dos jornais nem publicavam".

Surfistas Gays: entre tubos e tabus

"O mundo do surf é muito mais diverso do que os estereótipos nos fazem crer – como prova uma comunidade virtual com mais de 3 mil surfistas gays espalhados por 81 países. Mas os brasileiros que fazem parte desse grupo garantem que ainda é muito mais fácil sair do armário na internet do que na praia".

O ex-ex-gay Sergio Viula, fundador da ONG Movimento pela Sexualidade Sadia (Moses)

"Entendo heterossexuais que compreendem os riscos da homofobia, mas não entendo heterossexuais que quase surtam só por saberem que os gays estão felizes".

A luta contra a morte na comunidade LGBT jamaicana

"Assassinatos, espancamentos, suicídios e humilhação pública fazem parte da rotina da comunidade LGBT da Jamaica – uma realidade homofóbica que contrasta com a imagem liberal do país".

A escultura "Bolsonaro’s Sex Party"

"A constituição protege homofóbicos como Bolsonaro. E ele é um dos responsáveis por mortes de pessoas e o culpado pelo crescimento de grupos homofóbicos no país, com isso gerando violência e mais assassinatos".

Páginas Negras com Zé Celso

"Todo homofóbico é uma bicha enrustida. Meu irmão foi assassinado com 107 facadas. Sete facadas matam um homem. Para que as outras? O que um cara está querendo matar ao apunhalar um cadáver? Está querendo matar algo que está nele e que ele não pode matar. Devia ter uma lei, sim, contra todos os crimes fóbicos". 

Igreja Batista de Westboro

Um perigoso grupo de ódio, armado até os dentes de uma visão limitada das escrituras judaicas e cristãs, de uma imparável máquina legal arrecadadora de fundos e da intocável primeira emenda da constituição americana e seu bastião mais sagrado: a liberdade de imprensa e de expressão.

Orlando Cruz, 1º boxeador a se assumir gay durante sua carreira profissional

"Eu venho lutando há mais de 24 anos e enquanto continuo a ascender em minha carreira, quero me manter honesto comigo mesmo. Eu sempre tive e sempre terei orgulho de ser gay."

Peter Drouyn/Westerly Windina, o primeiro surfista transexual

“É como se os testículos e o pênis fossem estrangeiros. Mas, se você sabe que é uma garota, e uma operação está por vir, o que importa?”.

O casamento gay nos quadrinhos - matando o preconceito no berço

Clarice Machado, Paradoxo de salto alto

Um dos maiores cartunistas brasileiros dos últimos 50 anos, Laerte concedeu à Trip uma das primeiras entrevistas após assumir-se crossdresser.

Trip FM com Jean Wyllys

De vencedor do Big Brother a um dos deputados mais combativos do estado de Rio de Janeiro, o homenageado do Prêmio Trip Transformadores é uma das lideranças políticas na luta contra a homofobia.

fechar