Haikai em imagens

por Redação

Fotógrafa carioca inaugura neste sábado exposição de trabalho inspirado em arte japonesa

Arte de dizer o máximo com o mínimo, o haikai é uma forma poética de origem japonesa do século XVI. Inspirada nessa linguagem, a fotógrafa Ana Rodrigues inaugura neste sábado no Rio de Janeiro a exposição Haikai, no Centro de Arte Hélio Oiticica, durante a abertura oficial do 5º FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.

Em tirinhas de três imagens, Ana grava o instante e instiga o público a descobrir poesia e encontrar mistérios nos mais simples acontecimentos. “A ideia é despertar histórias na cabeça de quem vê, ou simplesmente permitir que as pessoas criem suas próprias histórias”, comenta a fotógrafa.

As imagens tiradas em Paris, Rio e Lisboa retratam do menino subindo a muretinha de um lago ao casal que se fotografa diante de um monumento ou o artista que se apresenta na rua. Sem a intervenção da fotógrafa, as cenas captam um instante de experiência e falam por si mesmas, mostrando apenas o real cercado de pureza, simplicidade e sinceridade e, talvez por isso mesmo, tão incomparável. 

Pra quem gostou do trabalho mas não vai estar no Rio no período, a boa notícia é que o projeto deve virar livro em breve, com um haikai por dia do ano.

Vai lá: Exposição Haikai, da fotógrafa Ana Rodrigues
Quando: de 28 de maio até 10 de julho de 2011; de segunda a sexta, de 12h às 20h
Onde: Centro de Artes Hélio Oiticica, Rua Luís de Camões, 68 – Praça Tiradentes - RJ/RJ - Tel: (21) 2232-2213 
Quanto: Entrada Franca 

 

 

fechar