Gafanhotos de grife

por Clarice Machado

Louis Vuitton veta o uso de peças com sua estampa em obras de arte conceitual no Japão

No mês de maio, a mostra do artista plástico Mitsuhiro Okamoto que acontecia no Japão desde abril no Kobe Fashion Museum, sofreu interferências; a grife Louis Vuitton perdeu todo o senso de humor ao descobrir que suas estampas estariam sendo usadas (em versões falsificadas) nas obras de arte.

As estampas da grife foram usadas junto com imitações de tecidos de outras marcas tão conhecidas quanto, formando esculturas em formato de gafanhoto que receberam o nome de “Batta Mon”, um trocadilho visual com os nomes batta, que significa gafanhoto, e battamon, que significa imitação.

Ao saberem da instalação, a grife externou toda a sua indignação através de uma carta afirmando que a arte de Mitsuhiro Okamoto seria uma afronta à qualidade e originalidade dos produtos Louis Vuitton, já que o artista estaria agregando à imagem da grife elementos falsificados e comércio ilegal.

Para evitar disputas e longos problemas, o museu no qual a exposição acontecia prontamente recolheu as peças, muito embora não tenha ficado claro se os direitos da marca estavam mesmo sendo violados.

fechar