Tpm

por Clarice Machado

Artista desmitifica formas femininas esculturais e opta por realidade crua e envelhecida

A realidade mente, não é? As mulheres não são tão lindas quanto parecem ser e nem tão verdadeiras quanto posam por aí. Nesse mundo cada vez mais afeito a cirurgias plásticas e a qualquer modificação corporal em busca da forma e perfil ideais, surge uma artista que prefere estar na contramão.

Francien Krieg é holandesa, tem 37 anos e dedica seu tempo e talento à pintura de figuras realistas femininas, com um foco e conceito bem particulares. Segundo a artista, "(...) uma pele lisa e polida é menos interessante que uma pele envelhecida. Pintar a pele assim, sem polimentos e com idade, é uma forma de expressar o interior."

O interesse pela realidade sem máscaras veio primeiro do próprio corpo, que lhe parecia tão familiar e tão estranho ao mesmo tempo sempre que o observava, e assim começou a pintar a si mesma. As pinturas realistas e que retratam esse transcender da natureza humana parecem interessar o mundo e serem peculiares o suficiente para desde 2006, a artista não parar de expor em diferentes países.

Atualmente suas obras podem ser vistas no estúdio de arte Robert Lange em Charleston na Carolina do Sul (EUA) numa mostra que reune mulheres que pintam mulheres, e em seguida os retratos seguem para a Bélgica, onde ficam em exposição até meados de dezembro.

Vale a pena conhecer mais das belas pinturas conceituais de Francien no seu site, todas com preço sob consulta.

fechar