Liniers em São Paulo

por Ana Luisa Abdalla

Cartunista argentino vem a São Paulo para abrir exposição com quadrinhos consagrados e trabalhos inéditos

Macanudo significa, em espanhol, excelente, extraordinário, ou, em uma tradução mais livre, bacana, supimpa. É esse o nome que o artista argentino Ricardo Liniers escolheu para suas tirinhas publicadas desde 2002 no La Nación, um dos maiores jornais argentinos. A ideia era que as histórias fossem como um alento para a forte crise que o país passava. Não tinha como não funcionar. Quem nunca flutuou com os homenzinhos de Liniers? Pois agora poderemos chafurdar em seu mundo extraordinário.

Com mais de 500 tirinhas, a exposição "Macanudismo" chega em São Paulo dia 04/07, depois de já ter sido vista por mais de 90 mil pessoas no Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Ela demorou para chegar na capital paulistanas por questões práticas, mas Bebel Abreu, que fez a curadoria, garante que isso foi até bom. "Foram anos tentando trazer essa exposição e valeu a espera, porque trouxemos também tirinhas e pinturas novas, algumas que nunca foram expostas", comemora. Entre as novidades está uma entrevista ilustrada com o ator argentino Ricardo Darín e duas sequências do livro Los sábados son como un globo rojo (os sábados são como um balão vermelho, em tradução livre).

A exposição ainda tem oficinas e palestras com nomes como Laerte Coutinho e Adão Iturrusgarai. Além disso, na abertura da exposição, Liniers em pessoa vai pintar ao vivo um mural enquanto rola um show do músico Cheba Massolo, seguido por uma sessão de autógrafos. No dia 05/07, o artista vai apresentar a palestra "Vida de cartunista".

A exposição começa no sábado 4 e vai até primeiro de setembro. No dia das oficinas e palestra serão distribuídas senhas por ordem de chegada. Pra quem é fã de Liniers e não quer perder a chance de conhecê-lo, a dica é chegar cedo: a casa está sujeita a lotação.

Programação: 

ABERTURA: 4/7, sábado, às 11h
Pintura ao vivo de Liniers + música de Cheba Massolo
Sessão de autógrafos às 14h 

5/7, das 11h30 às 13h
Palestra: Vida de Cartunista | Liniers

18/7, das 11H30 às 16h30
Oficina: Quadrinhos para iniciantes | Diego Sanches 

25/7, das 15h às 16h30
Mesa redonda: Cartoon, charge, desenho: no Brasil e lá fora | Laerte Coutinho e Gustavo Duarte

8/8, das 11h30 às 16h30
Oficina: Quadrinhos sem palavras | Gustavo Duarte

22/8, 11h30 às 13h00
Palestra: Vida de cartunista | Adão Iturrusgarai 

23/8, 14h00 às 17h00
Oficina: Introdução ao mundo da tira, com ou sem humor | Adão Iturrusgarai

Vai lá:

Macanudismo: quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers - macanudismo.com.br
Centro Cultural Correios São Paulo, Av. São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo – SP
Tel. (11) 3227-9461

Visitação: de 4 de julho a 1 de setembro de 2015
Terça a domingo, das 11h às 17h
Sábados e domingos, às 15h, visitas orientadas sem necessidade de agendamento prévio

fechar