Eu vejo flores em você: projeto ilustra e envia cartas para mulheres

por Camila Eiroa

’’Por que não proporcionar essa troca de amor entre outras mulheres?’’

Quanto tempo faz que você não recebe algo na caixinha de correspondência da sua casa? Não vale contas, propagandas ou um cartão de crédito novo que você não solicitou. Faz bastante tempo, né? Mas algumas meninas estão retomando esse gostinho de esperar (ou não) o carteiro chegar com um envelope pra você. 

Elas estão em um time grande, são 21. E a ideia aqui é que mulheres mandem cartas ilustradas para outras mulheres. Assim funciona o projeto Eu vejo flores em você. Daniela Duarte, de 21 anos, uma das idealizadoras, falou com a Tpm e contou que nenhuma delas se conhecia antes de botar em prática a ideia, todas foram recrutadas pelo Facebook e toparam participar voluntariamente. Elas exercem uma ou mais funções, sendo organizadoras e ilustradoras, algumas oficiais – que entregam duas cartas por mês – e outras convidadas, que também ajudam na administração da fanpage. 

"Por que não proporcionar essa troca de amor entre outras mulheres?"

"Eu estava passando por uma crise séria de estresse e minha melhor amiga estava com ansiedade. Foi quando eu resolvi escrever uma carta falando o quanto ela era incrível, mesmo que não conseguisse se enxergar assim naquele momento. Para isso, usei uma ilustração muito bonita da Suzana Maria e minha máquina de escrever. Ela gostou muito da carta e então pensei: por que não proporcionar essa troca de amor entre outras mulheres? Foi quando o projeto apareceu inteirinho na minha cabeça", conta Dani.

Funciona assim: você primeiro tem que ter o endereço da amiga escolhida. Tem que dar um jeito de descobrir sem que ela desconfie que vai receber uma cartinha, já que a intenção é ser surpresa. Depois que escrever, é só enviar para o site (a principal plataforma do projeto) e esperar que uma ilustradora faça a arte. Assim que estiver tudo pronto, elas mesmas mandam pelo correio sem nenhum custo. 

"A aproximação e o companheirismo entre mulheres pode mudar profundamente nossa vida"

E por que só mulheres? Ela explica: "A aproximação e o companheirismo entre mulheres pode mudar profundamente nossa vida. Todas aquelas que eu conheci no feminismo se tornaram exemplo de força, de inteligência, de luta e de beleza – uma beleza de todas as cores, tamanhos e jeitos. O feminismo mudou a minha relação com meu gênero, meu corpo e meu comportamento, é claro, mas mudou, acima de tudo, minha relação com outras mulheres. É entre irmãs que aprendemos e nos tornamos mais fortes."

Para conhecer mais o projeto, vale dar um like na página do Facebook. E para mandar a sua cartinha e ver as outras que já foram ilustradas e postadas no correio, vai lá no site: euvejofloresemvoce.com.

fechar