Do sebo para a galeria

por Clarice Machado

Nem sempre um livro velho precisa ir para o sebo, veja o trabalho de Jacqueline Rush Lee

A artista irlandesa Jacqueline Rush Lee aproveita os livros até não dar mais. Para ela não tem essa de velho, gasto, rasgado ou com ácaros... Nada disso atrapalha o raciocínio artístico que Jacqueline estabelece em cima de cada folha velha que cai em suas mãos.

Sua inspiração é o seu próprio dia a dia. Objetos do cotidiano e o mundo ao seu redor são as principais fontes criativas da artista. Os livros antigos a interessam em especial por virem cheios de histórias próprias e vivências passadas, e tudo isso transparece em suas folhas que amarelam e mancham ao longo do tempo.

Embora sejamos todos familiarizados com a forma dos livros, o que Jacqueline propõe é algo diferente, torto e quase irreconhecível como tal. A criatividade sem limites da artista é capaz de fazer do objeto antes conhecido como um livro virar outra coisa, abstrata ou não, mas sempre pronta para carregar ainda mais informações.

Se você ainda achava que para livro velho o único destino era o sebo, repense. Fazer alguma arte com seus livros pode ser uma boa forma de nunca precisar se desfazer das lembranças dele, além de ser, para quem gosta de literatura, uma boa forma de imortalizar o que se lê.

Site da artista Jacqueline Rush Lee

fechar