Dignos velhinhos

por Marcela Paes

Fotógrafa americana retrata animais domésticos idosos ou no fim da vida

A internet está cheia de gatinhos bonitinhos, cachorros espertos e outros animais fofos. Mas a fotógrafa americana Isa Leshko encontrou outra maneira de retratar os animais.

Influenciada pela doença da mãe, ela iniciou o projeto Elderly Animals, em que fotografa animais domésticos idosos ou no fim de suas vidas. "Comecei a série logo depois de ter passado um ano ajudando minha irmã a cuidar de minha mãe que está com Alzheimer. Eu decidi não fotografá-la, mas a experiência teve uma grande impacto em mim", conta Isa em seu site.

O começo do projeto aconteceu por acaso, quando Isa teve um estalo. "Um dia eu encontrei um cavalo bem velhinho na fazenda de um parente. Eu fiquei hipnotizada pelo animal e passei a tarde fotografando-o. Depois de revelar o filme, eu percebi que tinha achado uma maneira de lidar com os meus sentimentos em relação a doença da minha mãe", explica.

Além de emocionantes, os retratos trazem um clima de intimidade. A fotógrafa costuma passar várias horas com cada animal e visitá-los diversas vezes antes dos cliques. Para Isa, o trabalho serviu para que ela entendesse o que significa ser mortal e exorcizar os medos do envelhecimento.

Vai lá: Isa Leshko 

fechar