Tpm

por Camila Eiroa

Instituto em SC ensina técnicas de costura a trabalhadoras da indústria do fumo

Em Santa Catarina, o Instituto Orbitato ensina técnicas de costura a trabalhadoras da indústria do fumo - que ficam ociosas nas entressafras - aproveitando as sobras das fábricas de tecidos da região

Mafra é uma cidadezinha no planalto norte de Santa Catarina, com pouco mais de 50 mil habitantes, e tem como maior movimentação da economia a indústria do fumo - que por ser uma cultura sazonal, tem seus produtores ociosos durante as entressafras. As mulheres que trabalham nesse cultivo e ficam sem renda quando estão no período de pausa, ganharam uma chance de aprender outra técnica e exercitar sua criatividade.

A prefeitura do município criou, em 2010, um edital para a capacitação e emancipação de mulheres, um deles chamado Dando Linha, o qual o Instituto Orbitato [já falamos do Instituto e a escola de moda em Pomerode aquificou responsável por ensinar técnicas de costura. Foram 100 participantes divididas em sete grupos e, dentre elas, 15 continuaram a se encontrar com a coordenadora Rosana Pfitzer para estender o trabalho de capacitação mesmo após o término do projeto.

As Mulheres de Mafra, como se autodenominaram, ganharam suporte de professores, começaram a misturar técnicas de bordado, crochê e tricô e desenvolveram suas habilidades na criação de produtos, para que depois eles fossem comercializados. Para essa segunda fase, pensando na força da indústria têxtil na região do Vale do Itajaí (SC), o Dando Linha se uniu com os excedentes de malha da região, que cederam tiras de tecido que seriam descartadas para alimentar e aperfeiçoar a criação.

O resultado, além de pufes, almofadas e tapetes, é o aproveitamento do tempo e dos materiais que seriam descartados e a possibilidade que essas trabalhadoras encontram de continuarem produzindo enquanto esperam a próxima safra.

fechar