Chega de assédio

por Redação

23 homens já foram presos após onda de denúncias de abusos sexuais no transporte público. Saiba porque isso é importante

A descoberta das comunidades de “encoxadores” no Facebook só revelou ao grande público o que a maioria das mulheres já sabia: o assédio sexual no transporte público é frequente. Desde o início da denúncia de ativistas sobre esses grupos, 23 prisões já foram feitas em São Paulo, Capital, segundo a Delpom, Delegacia do Metropolitano.

Em nossas redes sociais, várias leitoras fizeram relatos de abusos após a enquete "Você já sofreu abuso sexual no transporte público? Sofreu discriminação quando foi relatar o fato para alguma autoridade?":

V. M. Já, mas eu estava usando uma bata de alcinha com decote em V. O cara tem (ou tinha, nunca mais o vi) idade pra ser meu pai!  Era noite, eu estava voltado da universidade, estava em pé no ônibus lotado e ele do meu lado, só "pescando" a paisagem do meu decote. Dei um fora nele, que chamou a atenção de todos no ônibus e sai de perto, ficando de costas pra ele. Pelo reflexo da janela, vi que ele não olhou pra ninguém mais!

K. L. Já passei por isso e o cara não tava nem no ônibus, brotou da JANELA e começou a passar a mão em mim. Eu tava com o uniforme da escola, indo pro cursinho, fiquei sem reação na hora.

O. G Várias vezes, sendo que, na maioria delas, eu era menina ainda, indo para ou voltando da escola. Uma vez um homem adulto soltou da mão do filho, de uns 5 anos de idade, para passar a mão em mim... Eu sempre ficava com medo e vergonha, então minha reação era só fugir, sair de perto, buscar socorro em raros olhares solidários de pessoas que me ofereciam lugar longe do agressor. Só me lembro de uma vez que eu protestei em voz alta, xinguei o cara. Nessa ocasião eu tinha uns 20 anos. Mesmo assim cheguei ao meu estágio chorando... Nunca denunciei nenhum dos agressores, na época isso nem me passou pela cabeça.

A. C. Já passei por isso e nem consegui reagir, só me sentir um lixo!

B. Q. Infelizmente. Uma vez um homem sentou ao meu lado e colocou a mão na minha coxa. Levantei na hora e sai do banco. Tive que prosseguir a viagem em pé. E fiquei com mto medo dele descer no msmo ponto que eu =( Nunca relatei p nenhuma autoridade

G. P. Já passei por uma situação do tipo com uns 13 anos, um cara se masturbou do meu lado. Só percebi porque um amigo socou o cara. 

J. S. Recentemente, um cara ficou atrás de mim e eu me virei e fiquei encarando o FDP até que ele desistiu e foi para longe. Sou do tipo de dar escândalo sim, pois se eu não gritar, quem vai?

Hoje a presidenta Dilma Roussef se manifestou sobre o assunto em seu Twitter oficial, @dilmabr:

A mulher jamais deve se sentir culpada por ser vítima de um abuso sexual. Mas não dá para ficar calada e tolerar os abusos. Para que mais criminosos sejam presos, utilize um dos contatos abaixo se for vítima de abusos sexuais.

Para denunciar abusos sexuais:

Central de Atendimento à Mulher – 180 (atendimento nacional 24 horas por dia)
Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes - 100 (atendimento nacional diariamente das 8h às 22h)
CPTM São Paulo - 181
Delpom São Paulo - (11) 3662-1222 / (11) 3667-2800 (a sede fica no mezanino da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô)

fechar