Aplicativos urbanos

Diana Assennato
Natasha Madov

por Diana Assennato
Natasha Madov

6 apps indicados para te ajudar a curtir e cuidar da sua cidade

Para tudo existe uma primeira vez na Internet: hoje a colaboradora do Ada é uma praça.

A Abelardo Rocas é uma praça na região da Sumaré, em São Paulo, que está sendo adotada por um grupo de amigos com o objetivo de revitalizá-la. A idéia é transformá-la em um espaço gostoso para que os vizinhos da região tenham prazer em sentar por lá e ler um livro, levar os seus cachorros para passear ou apenas juntar uns amigos para bater uma bola na quadra de basquete. Como forma de envolver vizinhos e amigos no processo e agilizar a comunicação, Abelardo Rocas não só tem uma conta no Instagram como também virou um perfil no Facebook, como uma pessoa mesmo. Abelardo curte posts por aí, compartilha assuntos interessantes e chama as pessoas para os eventos que rolam por lá aos finais de semana. Ah sim, ela também tem a hashtag mais divertida da história das praças: #abelardorocks.

O Ada pediu à Abelardo dicas de apps bacanas que nos mantenham conectados com a cidade de uma maneira ativa, responsável e divertida. A lista tá impecável:

1) Colab.re

colab1 colab2 colab3

News City Foundation elegeu o Colab.re como o melhor aplicativo urbano do mundo em 2013. Nele o usuário pode fiscalizar, inclusive através de fotos, problemas da sua cidade (como buracos em ruas, calçadas em pésimo estado, iluminação pública queimada), propor soluções para melhorar problemas e avaliar entidades e instituições públicas. Os criadores do app se responsabilizam a enviar todas as publicações para as prefeituras, além de encaminhar as respostas recebidas de volta aos cidadãos. Lindo!

Para iPhone e Android. (GRATUITO)

 

2) MyFunCity

myfuncity 1 myfuncity 2 myfuncity 3

Tem a mesma pegada do Colab.re, com a diferença de que você deve fazer check in nos locais antes de emitir a sua opinião. Depois de escolher o lugar (o app te localiza através do GPS do seu celular), selecione para onde quer direcionar o seu depoimento, como por exemplo, para saúde, limpeza das ruas, barulho, transporte público, situação das vias etc. Além de poder escrever o seu depoimento você deve associar uma das carinhas no medidor de felicidade. Procure por uma região específica e veja a estimativa de bem-estar baseada nas estatísticas dos usuários. Cuidado que nem sempre é muito animador.

Para iPhone e Android. (GRATUITO) 

 

3) Role.es

roles 1 roles 2 roles3

Esse é um app-amor que cria guias de roteiros para cidades feito por pessoas que frequentam os lugares que indicam. Nele elas mostram seus lugares preferidos de uma região, seus cantinhos, lugares que às vezes ficam meio escondidos ou até mesmo esquecidos. Os rolês de São Paulo são fofos! Mostram olhares de quem fez daqueles lugares o seu modo de viver.

Para iPhone. (GRATUITO)

 

4) 4sqwifi

4sq 1 4sq 2 4sq 3

Sabe aquele momento em que você precisa desesperamente de um wifi? Pois bem, tá aqui a salvação. Você se loga com a sua conta do FourSquare, então o app identifica a sua localização e te indica cafés, bares, restaurantes, livrarias, padarias e vários outros tipos de estabelecimento com wifi. Ah sim, E TE DÁ A SENHA DE TODOS. <3

Para iPhone e Android. (GRATUITO)

 

5) Prefeitura SP

prefeitura SP 1prefeitura SP  4prefeitura SP 2

Acredite, é um excelente aplicativo. Sem muita firula, responde bem à perguntas claras: qual é a qualidade do ar? Qual a situação dos Aeroportos? Como está o trânsito? Quais são as placas do rodízio hoje? Além disso ele se mantem atualizado com as últimas notícias postadas pelo twitter da prefeitura, o que gera avisos em tempo real de alertas ou problemas pela cidade. O app também conta com um mapa de ocorrências, com listagem de semáforos desligados, pontos de alagamento, quedas de árvores e obras.

Para iPhone e Android. (GRATUITO)

 

6) Joga+1

joga1 joga2

Este não exatamente um app, mas um site bem amigo dos celulares. O projeto foi desenvolvido pelo Google focado especialmente no público brasileiro. A idéia é incentivar a prática de mais de 20 modalidades esportivas cidade afora, aproveitando espaços, grupos e encontros que já fazem isso normalmente. Além de se juntar a um time você também pode achar companhia para correr a noite ou finalmente aprender o tal do slackline. Os eventos são marcados no GoogleMaps e você recebe avisos pelo seu gmail através do Google+.

Site 

* O Ada participa do projeto de revitalização da praça Abelardo Rocas, e endossa tanto quis dar voz a quem participa dele.

(*) Diana Assennato é jornalista e uma das editoras do site de tecnologia Ada http://ada.vc. Fanpage: www.facebook.com/adaevc

fechar