Amigos imaginários

Tpm

por Letícia Flores

Ilustradora paulistana lança livro sobre pessoas que ela nunca viu

Um companheiro imaginário. Quem é que nunca teve alguém que só existiu em sua imaginação? Ok, se você acha o termo "amigo imaginário" muito infantil, confesse que em algum momento da sua vida você já viu uma pessoa no metrô, ônibus, trânsito ou elevador e visualizou como seria a vida dela?! Imaginou a rotina de alguém só pelo estilo das roupas ou pela forma como se comportou durante os poucos instantes em que se cruzaram. A ilustradora Fernanda Guedes resolveu colocar isso em um livro. Amigos Imaginários é uma reunião dos pensamentos mais sinceros da paulistana.

Fernanda, apesar de nunca ter se desenhado, sempre teve a mão boa para desenhar gente. Com o sucesso dos blogs de moda e de vida noturna, viu neles uma opção de encontrar pessoas completamente diferentes e que renderiam personagens interessantes. "Os blogs são uma referência para descobrir gente, porque se depender de mim, eu não tenho coragem de abordar ninguém na rua pra pedir pra tirar foto ou pedir pra pessoa posar para eu desenhá-la", conta. Com os blogs descobertos, Fernanda criou a rotina de acessá-los para descobrir novos personagens e desenhar aqueles que mais chamavam sua atenção. "Às vezes a intenção é ficar bem parecido com a foto, e às vezes a intenção é só pegar algum traço marcante daquela pessoa e a partir daquilo eu imagino uma outra pessoa".

Sem qualquer pretensão de fazer uma crítica de moda, no começo de 2010 Fernanda começou a escrever algumas histórias sobre essas pessoas. Ela explica que tinha a sensação de que era próxima delas, mas que não sabia nada sobre suas vidas e nem viria a saber já que várias dessas pessoas moram na Europa e nos Estados Unidos. Foi aí que Fernanda começou a inventar algumas histórias.

A ordem de criação é a seguinte: Fernanda se interessa pela pessoa, a desenha, inventa um nome e depois imagina como seria a vida dela e passa aquilo para o papel. Tudo é tão real que o próprio livro mantém o tamanho do caderninho que ela fazia seus desenhos e deixava seu lado escritora fluir.

Ela, que até então nunca havia escrito nada a sério, pegou gosto pela coisa e incentivada por amigos decidiu transformar sua imaginação em um livro. Fernanda confessa que vivia um momento de solidão na vida quando começou a se apegar aos seus amigos imaginários. "Começou como uma brincadeira, depois virou um exercício. Estava num período muito difícil. O livro foi com certeza uma parte da minha terapia", completa.

50% de imaginação e 50% de realidade
Apesar de Fernanda nunca ter cruzado com seus amigos do livro, as histórias ela conhece muito bem. "Nas vidas dos meus amigos imaginários tem muita coisa que eu vivi, muita coisa que meus amigos reais viveram. Em todas as histórias tem alguma coisa minha", revela. Apesar de parecer programado, o processo de composição foi automático e inconsciente. Fernanda explica que só quando leu o livro pela primeira vez foi que percebeu o quanto dela que havia ali.

O lançamento de Amigos Imaginários acontece no próximo dia 30, quarta-feira, na Livraria da Vila, no Jardins. "Eu adoraria que as pessoas fossem lá para conhecer meus amigos imaginários. Eu tenho certeza que todo mundo vai achar um pra chamar de seu", diz.

Vai lá: Lançamento Amigos Imaginários em São Paulo
Quando: 30 de março, das 19h às 22
Onde: Livraria da Vila - Alameda Lorena, 1731 – Jardins - São Paulo/SP
Quanto: R$30
Site: www.dbaeditora.com.br // (11) 3062.1643

fechar