A garota levitação

por Natacha Cortêz

Natsumi Hayashi faz sucesso na internet com fotos nas quais flutua sobre Tóquio

Natsumi Hayashi começou o blog Yowayowa Camera Woman dia 1º de janeiro de 2011 com uma fotografia de si mesma levitando. Ela intitulou a imagem como Levitação de hoje e manteve as postagens com um novo auto-retrato todos os dias, transformando o blog em um projeto de um ano.

Não há truque algum: os auto-retratos são registrados um momento depois que ela pula no ar. No entanto, a leveza da imagem final e a expressão serena da garota fazem parecer como se ela realmente estivesse flutuando. O projeto da japonesinha ganhou a atenção da imprensa mundial. As fotografias ganharam repercussão não só pela internet, mas ainda o New York Times e Wall Street Journal reconheceram seu trabalho. Outro fato: semanas após seu lançamento, o blog provocou um fenômeno da fotografia levitação na Ásia Oriental e muitas pessoas começaram a postar fotos imitando as imagens de Natsumi. A imprensa passou a chamá-la de "a garota levitação de Tóquio".

O resultado de fato é lindíssimo, mas a intenção da artista vai muito além do caráter visual. Com os holofotes virados pra si, aproveitou pra dizer que as imagens eram um desejo pessoal de contrastar com a velocidade industrial vivida atualmente: "Muitas pessoas estão sob a influência do estresse diário constante, assim como todos estão igualmente sob o controle da gravidade. Espero que possam sentir a emancipação do estresse da vida diária quando olharem minhas fotos".

O Yowayowa Camera Woman é mesmo uma forte mensagem visual. Natsumi é livre no momento em que salta em qualquer lugar a qualquer momento. Suas imagens são uma vontade de liberdade em tempos nos quais nós mesmos construímos nossas próprias limitações.

Vai lá: yowayowacamera.com

fechar