A cozinha dos preguiçosos

por Luciana Carpinelli

Tem coisa mais gostosa que receber muitos elogios sem ter de gastar horas cozinhando?

Eu cozinho bastante em casa, mas confesso que sou bem preguiçosa. E não tenho vergonha de admitir isso, principalmente porque é a preguiça que me faz descobrir possibilidades na cozinha e deixar as receitas de que gosto ainda mais fáceis e rápidas. Sem medo de arriscar, vou simplificando os processos mais complexos e, no fim, os resultados valem o pouquinho de esforço. Duvida? Então dá uma olhadinha nas sugestões aí embaixo. Juro que não precisa ter experiência para fazer um jantar ou uma sobremesa deliciosos!


Gratinado preguiçoso (calorias reduzidas)

Um acompanhamento rápido e superfácil de fazer, muito gostoso e ainda por cima com calorias reduzidas, sem margarina ou óleo e com pouquíssimos carboidratos. Não, você não está sonhando: com muita preguiça de fazer um molho branco, bati um creme no liquidificador e levei ao forno. E não é que funcionou? Experimente também.

1 1/2 xícara de floretes de brócolis e couve flor branqueados (ou outros legumes pré cozidos)
1 xícara de leite (preferencialmente desnatado)
1/2 xícara de ricota
1 colher de sopa de farinha de trigo (pode ser integral)
1 pitada de noz moscada ralada
Sal e pimenta do reino a vontade
Queijo parmesão ralado para gratinar (preferencialmente light)

Em um liquidificador, bata o leite com a ricota, a farinha de trigo, a noz moscada, sal e pimenta do reino até ficar um creme homogêneo.

Distribua os vegetais no fundo de um refratário, cubra com o creme e o queijo ralado por cima (na foto usei ricota defumada raladinha, super light também). Leve ao forno pré-aquecido em 250°C por uns 20 minutos ou até gratinar.

Dica: se usar ricota defumada, seu creme ficará ainda mais saboroso. Você pode também acrescentar um pouco de parmesão (e algumas calorias) ao creme. Outra possibilidade para variar os sabores é acrescentar temperos diferentes, como ervas finas, páprica, curry etc.

Esta quantidade é suficiente para duas pessoas, servida como acompanhamento.


Filé de frango preguiçoso

Esta receita é para aqueles dias em que a gente acorda tarde, morrendo de fome e de preguiça, abre a geladeira e não tem muita coisa. Tudo o que você precisa fazer é pegar um filé de frango, os restinhos disponíveis, embrulhar em um pedaço de papel alumínio e levar ao forno — nem louça vai ter para lavar depois. Perfeito, não?

1 filé de frango
1/2 colher de chá de tempero completo (ou uma pitadinha de sal e de pimenta do reino)
1 fiozinho de azeite
3 colheres de sopa de molho de tomate
1 1/2 colher de sopa de requeijão ou de creme de leite
1 colher de sopa de queijo ralado grosso

Tempere o filé de frango e deixe descansar um pouquinho (eu cortei em tiras para ficar diferente). Enquanto isso, ligue o forno em 250°C e corte um pedaço de papel alumínio com mais ou menos 3 vezes o tamanho do frango. Arrume-o sobre um refratário ou assadeira com a parte brilhante para cima, espalhe um fiozinho de azeite para não grudar e o molho de tomate no meio dele.

Coloque o frango sobre o molho e, depois, uns pelotinhos de requeijão/creme de leite por cima. Salpique o queijo ralado e feche bem o papel alumínio formando um “envelope” (dobre as pontas e não deixe buracos para que o molho não escorra e suje sua assadeira, mas não aperte em cima para não desfazer sua arrumação).

Dica: se não tiver molho de tomate, use só requeijão ou creme de leite; se não tiver requeijão, use só molho de tomate. Se não tiver nenhum dos dois, regue com azeite e/ou limão espremido para que o filé de frango não fique ressecado. Se quiser, acrescente embaixo do requeijão alguns legumes ralados ou picadinhos, azeitonas, cogumelos, presunto ou frios em tiras, ervilhas, milho ou o que estiver na geladeira etc.

Leve ao forno por uns 15 a 20 minutinhos e depois abra a trouxinha de papel alumínio com cuidado pois estará bem quente. O molho vai ter se misturado com o requeijão e ficará cremoso. Você pode montar um sanduíche com ele ou então comer com arroz branco, macarrão e/ou uma saladinha. E depois é só jogar o alumínio fora. ;)


Sobremesa ultrafácil de Bis

Ficou responsável por levar um doce para a sobremesa do churrasco e não tem idéia do que fazer? Vai receber uma visita e não tem nada para oferecer a ela? Ou simplesmente apareceu aquela vontade de variar o tradicional brigadeiro na panela? Aqui está a sua salvação. Três ingredientes simples batidos no liquidificador e você faz mágica. Duvido que alguém resista!

1 caixinha de creme de leite (200g.)
1/2 lata ou caixinha de leite condensado (200g.)
1/2 caixa de Bis ao leite, de preferência, mas também deve ficar bom com os outros (10 unidades)

Bata o creme de leite com o leite condensado no liquidificador. Tire os chocolates da embalagem e acrescente-os um a um aos outros ingredientes enquanto continua batendo. Espere ficar um creme homogêneo e coloque em tacinhas individuais ou um refratário ou pote de plástico (se não tiver tampa, cubra com plástico filme).

Para servir uma quase mousse, deixe na geladeira por pelo menos 2 horas (tacinha da esquerda e colher). Se preferir um quase sorvete, leve ao congelador até que fique firme (tacinha da direita). Não tem como essa mistura ficar ruim, mas eu acho que quanto mais gelada, mais gostosa ela fica.

Dica: guarde os chocolates que sobraram da caixa (sobraram?) e faça uma farofa para servir por cima. É só picar bem com uma faca — você pode deixar pedaços maiores ou então cortar bem fininho, como quiser.

Essa receita rende um pouco mais do que seria suficiente para duas pessoas, mas garanto que não vai durar mais de uns três dias na geladeira, mesmo na de quem mora sozinho. E, para servir mais pessoas, é só dobrar a receita.

* Luciana Carpinelli é aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses – entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas. Seu blog é o Cozinhando para 2 ou 1 cozinhandopara2ou1.com

fechar