Álbum de casamento

por Natacha Cortêz

Odeia a pose das mãozinhas entrelaçadas segurando a taça? O registro da festa pode ser bem mais a sua cara

Em tempos de gadgets, compartilhamento de fotos e status instantâneos, planos imediatos e hashtags mil, até o casamento - e por que não ele? - flutua entre as influências dos símbolos pós-modernos e aos poucos vai perdendo a pompa de clássico.

Se nem mais a “Instituição” tem a obrigação de seguir protocolos e tradicionalismos, o álbum de fotos dela muito menos. Os registros do “grande dia”, os que marcarão a posteridade dele, não exigem mais contrato de serviços à parte, poses dos noivos na avenida principal da cidade, nem mais aquela sequência batida de poses entrelaçando as mãos com champanhe. De repetente, um amigo do casal, aquele apaixonado por fotografia, resolve a coisa de forma mais íntima e natural.

Há ainda profissionais que oferecem o serviço com um tom descontraído e personalizado, e vão além de só clicar os momentos da cerimônia. Eles se envolvem nos preparativos, se juntam à festa e captam além do esperado.

Pela internet é comum encontrar álbuns de casamento em versões que vão do estilo caseiro ao "pensado especialmente pra vocês". Bem menos caretas, bem menos óbvios e talvez até mais a cara do casal. Na galeria, imagens de alguns casórios que seguem a tendência. E na lista abaixo, mais links para inspiração.

Rock n' Roll Bride: o site exibe uma curadoria de fotos de casamento pelo mundo. Em comum, elas têm um estilo mais leve e alternativo www.rocknrollbride.com;

Let's Fotografar: do fotógrafo Danilo Siqueira, pioneiro nesse tipo de retratos no Brasil www.danilosiqueira.com;

Modern Weddings Hawaii: casamentos, todos no Havaí www.modernweddingshawaii.com;

Green Wedding Shoes: mais uma porção de fotos lindas de casamento, de diversos fotógrafos www.greenweddingshoes.com;

Peach Plum Pear: fotógrafa russa  www.peachplumpearphoto.com;

Luciana Faria Photography: fotógrafa brasileira www.facebook.com/lucianafariaphotography;

Wedding Chicks: fotos e mais fotos de casamentos lindos e inspiradores www.weddingchicks.com;

Boutique Fotográfica: estúdio da dupla de fotógrafos brasileiros Fabio Borgatto e Julia Seloti www.fabioborgatto.com.

fechar