Não entrevista: Dia Internacional da Educação

por Nina Lemos

”Vamos tentar esquecer que esse foi um dia tão triste. Claro que não vamos esquecer. É impossível.”

Quarta-feira foi Dia Internacional da Educação, data que é comemorada todo ano no dia 29 de abril em todo o mundo. Esse ano a data foi tão triste no Brasil que decidimos não entrevistá-la. Vamos tentar esquecer que esse foi um dia tão triste. Claro que não vamos esquecer. É impossível.

O Dia Internacional da Educação de 2015 foi aquele em que professores foram agredidos pela PM com bala, gás e cachorros pittbul em Curitiba, no Paraná.

Não saem das nossas cabeças as imagens dos professores sangrando nas ruas, da moça machucada chorando e falando que era professora há 23 anos e não merecia receber bala como recompensa por sua dedicação.

São cerca de 200 professores feridos. Oito deles em estado grave. Um grande núnero, claro, era de mulheres.

Que dia da educação foi esse em que os professores apanharam e tomaram bala e MORDIDA DE CACHORRO? Um cinegrafista da Band teve a perna estraçalhada por um pitbull da PM. Que dia da educação foi esse? Que dia do trabalho vai ser esse primeiro de maio se estamos tão tristes ao ver professores apanhando dessa maneira?

Gostaríamos que tudo isso não tivesse acontecido. E todo o nosso muito obrigado aos muitos professores que tivemos na vida (por mais piegas que isso possa parecer). Não podemos nem imaginar nenhum deles apanhando da PM. Por isso, decidimos não entrevistar o Dia da Educação de 2015 no Brasil. Infelizmente, ele só merece o nosso pesar. Que triste. :-(

fechar