Fashion Rio - 27.05

Tpm / Moda

por Kátia Lessa

Direto do Píer Mauá, os destaques do primeiro dia


Fashion Rio começou e apesar da temporada ser de verão, a brisa marítima e o ar condicionado das salas de desfile e dos backstages pegou os fashionistas de jeito. O comentário do dia foi "amanhã trago minha jaqueta". Assim, se você vai conferir algum dos desfiles aqui no Pier Mauá, não esqueça um casaquinho leve. Dado o aviso fashion, vamos aos destaques do dia.

 

Walter Rodrigues abriu a temporada com uma coleção surpreendente. Conhecido pelos 'japonismos', uma forte influência oriental, dessa vez ele caprichou em um casting formado somente por modelos negras, e apresentou uma coleção que remetia ao continente africano e ao nosso Pernambuco. As peças vieram em cores neutras pontuadas por acessórios fluo, e trabalhos artesanais coloridos.


Na sequência, Nica Kessler, a estreiante da última temporada, apresentou uma coleção fresh, inspirada na arte déco de Miami Beach, e desfilou um verão quase retrô, baseado na mistura de tecidos. A cartela de cores era o laranja, amarelo, azul nautico, turquesa e verde água. Tudo muito leve, com tecidos que apresentavam um leve brilho de fios dourados. Nos braços, pulseiras, muitas delas. Abaixo, a estilista fala um pouco do verão 2010:



O grande destaque do dia foi a Mara Mac. A conceituada marca carioca falou sobre desastres naturais e renovação. Na passarela isso foi traduzido em formas limpas, com destaque para fendas e vazados em cores fortes como o vermelho chama e verdes enérgicos.  Nos pés, sandálias de salto fino e detalhes geométricos. Na sala de desfile, muito efeito cênico. Uma passarela com móbiles de cubos vermelhos desabou, como uma catástrofe, para logo depois voltar ao que era antes e deixar a coleção, que vinha pesada, em tons queimados, mais verde e alegre.

 

Com mais de uma hora de atraso, e um backstage badaladíssimo a Salinas uniu Cuba a Bahia e lançou a proposta de um verão quente e apimentado. Pingentes, babados, calcinhas mais largas e diversos modelos de partes de cima vinham em florais e cores alegres com direito a maxi pulseiras e muito laço.

 

Os dois últimos desfiles do dia, foram R. Groove e Acquastudio. A primeira, de moda masculina, veio repleto de referências pop e vintage. Com muito floral, inclusive nas camisas, blazers sequinhos e coloridos e referências da arte pop com o smile nos detalhes. Já a Acquastudio, fechou o dia com vestidos de festas cheios de volume, elaborados em tule e organza. Uma coleção praticamente toda em off-white, não fosse os modelos pontuais em pink, laranja e verde limão, uma raridade para uma marca que sempre apostou no sóbrio e clean. 

fechar