Revista TPM

tamanho da letra
aumentar fonte
diminuir fonte

As Cantorices de Bruna Caram

Artista grava série de vídeos cantando suas músicas favoritas
27.05.2011 | Texto: Letícia Flores | Fotos: Reprodução/Leonardo Rudá | Ilustração: Mayra Presotto

Leonardo Rudá/Arte Tpm

Bruna Caram

Bruna Caram

Vídeos curtos gravados em um take único e sem qualquer elemento de edição. Imagens nítidas abraçadas por muitas cores. Uma única e solitária voz canta suas músicas favoritas da biblioteca musical brasileira. Esta é Bruna Caram, 24, apresentando as suas Cantorices.

Com o seu último álbum, Feriado Pessoal, lançado em 2009, Bruna buscou uma forma de fazer algo novo na sua música, mas que não fosse necessariamente um novo CD. "Eu e minha equipe já estávamos pensando em registrar as músicas que eu gostava, que tinha intenção de gravar pra saber como as pessoas receberiam a ideia. Mas eu já tinha comigo que queria fazer disso uma coisa diferente. Minha vontade era chamar atenção não só dos meus fãs. Eu queria fazer o registro de uma forma que fosse original", conta Bruna.

Leonardo Rudá/Arte Tpm

Cantorices #3: Bruna canta “Sereia de Água Doce” de Vanessa da Mata

Cantorices #3: Bruna canta “Sereia de Água Doce” de Vanessa da Mata

E a menina de Avaré, interior de São Paulo, conseguiu. Acompanhada pelo fotógrafo Leonardo Rudá, e só por ele, Bruna vem passeando pela capital paulista buscando lugares que combinem com as músicas que ela quer guardar em vídeos. "Em alguns momentos é a música que inspira as filmagens e em outros é a locação que inspira o vídeo", explica a cantora. Com exceção de uma lista que Bruna fez com as músicas que gostaria de gravar, ela e o Leonardo saem para as ruas sem grandes pretensões do que vai acontecer, apenas com a vontade de fazer uma breve e bonita recordação das canções favoritas de Bruna.

“Se cantar já me faz bem, atuar em função de cantar, então, é o que mais me agrada”

O primeiro vídeo foi lançado em abril. Hoje eles já somam seis e são publicados toda terça-feira no seu Twitter e página do Facebook. O resultado, que segundo a cantora vem sendo muito positivo, pode até ser que se torne parte de um futuro DVD. "Eu ainda estou colhendo repertório para um novo álbum, estou numa fase antes do estúdio. Mas como a gente conseguiu muito material pra brincar, falhas nossas, por exemplo, pode até ser que façam parte de um DVD, caso um dia eu venha gravar um com este próximo disco", disse.

Trinta minutos se transformando em dois

As Cantorices não passam dos dois minutos. Como a própria descrição do projeto diz, são canções somente sendo saboreadas. Apesar de serem breves, os vídeos levam muito mais tempo para ficarem prontos do que eles imaginavam. "Como é feito em um único take, os detalhes são vários. Óbvio que a gente conta com a imperfeição, que até ela fez parte do projeto, mas o volume da voz tem que estar ok, assim como a nitidez da imagem", explica Bruna, que conta que na maioria das casos são gastos quase meia hora para um vídeo de um minuto e meio.

Atuar e cantar

Leonardo Rudá/Arte Tpm

Cantorices #2: A canção escolhida é “Mudança dos Ventos”, do compositor Ivan Lins e do letrista Vitor Martins

Cantorices #2: A canção escolhida é “Mudança dos Ventos”, do compositor Ivan Lins e do letrista Vitor Martins

Bruna Caram faz parte do tão falado novo grupo de cantoras da MPB. Ela conta com dois álbuns na carreira, Essa Menina (2006) e Feriado Pessoal (2009), e com uma agenda de shows movimentada. Mas seu despertar para a música começou bem antes. Na infância ela fez parte do grupo Trovadores Mirins e mais tarde do Trovadores Urbanos. Com tantas aparições para pessoas desconhecidas, não nos impressiona o quão à vontade ela se sente gravando suas cantorices. "Eu brinco que graças a Deus que eu fiz teatro, senão eu não teria esta cara de pau de sair por aí cantando do nada, no meio da rua", conta rindo. "Mas conforme o tempo vai passando, a gente vai tentando, as pessoas vão parando, vão acompanhando... tudo isso dá uma adrenalina que o torno o vídeo ainda mais sincero", completa.

Apesar da timidez, atuar é algo que também dá prazer a Bruna Caram. "Se cantar já me faz bem, atuar em função de cantar, então, é o que mais me agrada", termina Bruna com um sorriso que foi capaz de ser sentido mesmo por um telefonema.

Cantorices no palco
No bate-papo que Bruna Caram teve com a Tpm, ela confessou que os fãs já estão pedindo músicas do Cantorices nos shows. O problema está prestes a ser resolvido, pois algumas canções entraram no seu repertório. Se você quiser ver as Cantorices ao vivo, a dica é aproveitar a temporada que Bruna fará em junho no Bar Brahma. Em todas as quartas-feiras deste mês, ela estará no palco recebendo algum convidado. A primeira apresentação, dia 1 de junho, terá como convidada especial, a também cantora , Luiza Possi.

Vai Lá: Bruna Caram no Bar Brahma (convidada especial: Luiza Possi, apenas no dia 1/6)
Quando: dias 1, 8, 15, 22 e 29 de junho – quartas-feira – às 22h30
Onde: Bar Brahma Centro
Av. São João, 677
Quanto: R$ 35
Informações: (11) 3333-3030 / 3367-3601
www.barbrahma.com.br

Cantorices #1: Moldura

Cantorices #2: Mudanças dos Ventos

Cantorices #3: Sereia de Água Doce

Cantorices #4: Pra Iluminar

Cantorices #5: Shot

Cantorices #6: Cantorices

+ comentários

A Tpm se reserva o direito de excluir comentários ofensivos

Deseja comentar?

 usuário TPM



» Esqueci minha senha

» Conheça as vantagens de ser cadastrado

» Cadastre-se na Tpm para obter uma conta gratuita

 convidado