Sozinha sim; comer mal, nunca!

por Carolina Vilarinho

Chega de miojo e delivery! Aprenda os 5 mandamentos dos solitários na cozinha

Você, que come sozinha todos os dias depois do trabalho, que vive de congelados porque é rápido e não precisa chegar perto de nenhuma panela. Você, que come apenas para se alimentar, e às vezes nem sequer come. Vocês caíram no lugar certo! Aos solitários na cozinha, sei do esforço e da força de vontade que essa hora pede, afinal, também sou uma de vocês. Mas vamos banir de nossas vidas o miojo, a lasanha congelada e o delivery quatro vezes por semana! Pensando no que precisamos para sermos solitários felizes na cozinha, fiz cinco mandamentos que se forem seguidos, não tem erro!

Cinco mandamentos para os solitários na cozinha: 

1. Jamais cozinharás no silêncio
Coloque uma playlist bacana no seu som e aproveite, cozinhar com música anima e se você fizer qualquer dança cafona ninguém vai ver mesmo. Sem contar que a comida acaba ficando bem mais gostosa. 

2. Não escolherás receitas cabulosas
Na hora de escolher o que fazer, opte por coisas práticas, cortes menores, de rápido cozimento e receitas com poucos passos.

3. Não viverás de carboidratos
Fuja da proteína com carboidrato juntos no mesmo prato se você pretende comer bem, principalmente à noite. Carboidrato só ajuda na hora de engordar.

4. Não cozinharás com pressa
Muita gente chega tarde em casa e fazer comida pode ser cansativo, mas você tem duas opções, ou faça antes e deixe na geladeira para reaquecer ou coloque na cabeça que fazer comida pode ser relaxante. 

5. Não comerás para viver, viverás para comer
Escutei essa frase um dia desses e pensei na quantidade de pessoas que come apenas porque tem que comer, quando essa hora do dia, almoço ou jantar, deveria ser um momento prazeroso. Relaxe na hora de ir para o fogão, essa é a hora de se livrar do stress cotidiano, abrir um vinho ou uma cerveja, curtir a música que está tocando, prestar atenção em deixar a comida gostosa e bonita em vez de dar espaço aos problemas diários e ao cansaço. Faça disso o seu lazer diário, é um santo remédio para o stress.

Fiz uma receita que não demorou mais de 40 minutos e acabou ficando barato e saudável. Acabei fazendo até dois acompanhamentos para mostrar as opções que podem existir. Purê de abóbora japonesa e purê de maçã para acompanhar filé de frango recheado com espinafre. Purê, rechear, maçã? Parece difícil e trabalhoso, né? Mas é por isso que estou aqui, para mostrar que não é.

O mais demorado foi cortar os ingredientes porque optei pela versão econômica. Metade de uma abóbora japonesa (quase 900g) custou em média R$ 1,50; uma bandeja com cinco filés de frango, não mais do que R$ 5,00, tão barato quanto a maçã e o espinafre. É possível achar preços melhores que estes, ou pagar um pouquinho a mais e já comprar a abóbora cortada, porque dá um pouco de trabalho na hora de cortar. Escolha a praticidade, junto com ela vem o conforto de comida caseira. Junte isso com a diversão de cozinhar e uma pitada de variedade. Garanto que vai sair coisa boa!

Frango recheado com espinafre

Ingredientes

4 filés de frango

1 maço de espinafre
2 dentes de alho
azeite
sal 
pimenta do reino preta moída
palito de dente

Passo a Passo

1. Comece levando ao fogo para ferver, uma panela com água. Enquanto aquece, retire as folhas do espinafre e jogue os talos fora.
2. Coloque as folhas na água quente e deixe por 3 minutos. Escorra e pique o espinafre.
3. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite, o alho já picado e doure. Em seguida coloque o espinafre, deixe secar por uns 5 minutos e tempere com sal e pimenta.
5. Pré aqueça o forno em 180 C.
6. Agora vamos rechear o frango. Abra os filés já temperados com sal e pimenta e coloque um pouco de recheio, varia a quantidade com o tamanho do filé, mas não coloque muito. Vá enrolando o filé até formar um rocambole de frango e prenda com palitos de dente.
7. Em uma assadeira, coloque um outro fio de azeite e disponha os filés enrolados e presos no palito, sempre com a parte onde foi fechada para baixo.
8. Asse por 20 minutos ou até durar levemente em cima e está pronto! 

Purê de Abóbora

Ingredientes

200g de abóbora japonesa
alecrim
sal
pimenta do reino preta moída

Passo a Passo

1. Em uma panela com água, cozinhe a abóbora cortada em cubos até que esteja bem mole.
2. Escorra a água, amasse com um garfo, tempere com o alecrim, o sal e a pimenta.

Purê de Maçã

Ingredientes

2 maçãs maduras
canela
açúcar

Passo a Passo

1. Em uma panela com água, cozinhe a maçã cortada em cubos até que fique bem mole.
2. Escorra a água, amasse com um garfo, tempere com o canela e açúcar.

Dica

Sobrou abóbora? Deixe na geladeira e guarde para outro dia você colocá-las no forno por uma hora, regadas de azeite e alecrim ou sálvia, fica divino!

Sobrou recheio de espinafre? Misture no arroz ou faça bolinhos, acrescentando farinha e ovo.

(Carolina Vilarinho, 21 anos, paulistana legítima, é gastrônoma e aspirante a fotógrafa. Resolveu não só ficar com a barriga no fogão, mas também escrever sobre suas experiências gastronômicas e mostrar que cozinha tem muito a ver com praticidade. Seu blog é o www.jornalgourmet.com e semanalmente, às sextas, ela dá suas dicas aqui no site)

fechar