O indie rock dança

Tpm

por Flora Paul

Inspirado em Joy Division, espetáculo She’s Lost Control conta com produção do Instituto

Com o nome de uma canção da Joy Division, as bandas moderninhas The Kills e She Wants Revenge na trilha sonora e produção musical assinada pelo Instituto, talvez você não imagine que está lendo sobre dança contemporânea. Mas She's Lost Control, novo espetáculo da Cia. Vitrola Quântica, traz o indie rock para os palcos da dança.

Depois de iniciar uma pesquisa sobre o estilo musical, a companhia chegou até a música-título. “Assistimos àqueles dois filmes que passaram sobre o Joy Division no ano passado [Control, de 2007, e Joy Division – The Documentary, de 2008] e percebemos que a banda foi um turning point dos anos 80, estava nesse linear entre o punk rock e o eletrônico que viria um pouco depois”, explicou  Júlia Abs, uma das diretoras do espetáculo – que não chega a ser fã da banda, mas a considera peculiar –, ao site da Tpm.

A perda do controle, tema da canção do título, é demonstrada tanto na estética da dança, com o grupo fazendo movimentos de risco físico, como na poética de algumas cenas, passando por aspectos que vão desde violência até loucura, como uma personagem que ri e chora ao mesmo tempo, sem deixar que o público consiga detectar exatamente o que ela está fazendo.

“A dança contemporânea não trafega muito na estética pop, nesse universo indie rock”, conclui Júlia. “Mas esse espetáculo é abrangente, moderno, dialoga com a cidade de São Paulo, com coisas que interessam a quem está ligado moda, cinema, música. Sai um pouco do padrão.”

Vai lá:
She's Lost Control, da Cia. Via Quântica no Viga Espaço Cênico
R. Capote Valente, 1.323, Pinheiros, São Paulo
Dias 7, 13, 14, 20 e 21 de outubro às 21h
Quanto? R$ 10 (tem meia-entrada)
Tel.: (11) 3801-1843

fechar