Pré-natal na Argentina

por Ana Manfrinatto

Sabia que aqui é a parteira quem manda?

Grávida, eu? Not! Mas duas amigas aqui de Buenos Aires estão: e uma delas, de gêmeos! É por isso que as conversas do nosso grupo ultimamente  estão divididas em três tipos: as solteiras falam sobre os chongos (ficantes), as que namoram ou estão recém-casadas sobre alquiler (todo mundo quer alugar um apartamento com mais luz e espaço) e, as embarazadas, sobre pré-natal, roupinha do bebê, a decoração do quartinho do mesmo, essas coisas.

Uma das representantes do terceiro time, a Carol Pacheco, é jornalixxxta, tijucana, mora com o marido brasileiro e um cachorrinho encapetado aqui em Buenos Aires e resolveu expôr toda a sua gravidez em um blog. O que inclui a decisão de ter o bebê, os percalços pelos quais ela passou (Carol sofreu um aborto no ano passado), a nova gravidez e o dia-a-dia de uma futura mamãe de primeira viagem aqui na capital portenha.

Além do mais, ela se uniu a um grupo de blogueiras chamado “Mães internacionais, blogagem coletiva”, no qual diversas brasileiras que moram fora contam sobre a experiência de estar grávida em outro país. Meninas que moram na Espanha, Irlanda, Itália, Inglaterra, Mônaco, Nova Iorque, Suécia e França explicam não somente qual vai ser o nome do baby mas também como funciona o sistema de saúde em cada um destes países.

A Carol é a representante da Argentina e nestes dias ela postou sobre como é o pré-natal por aqui. O relato dela é bacana porque esmiuça as diferenças em relação ao Brasil. Um dos exemplos é o da parteira, que acompanha a futura mamãe e é quem manda na ordem do dia até mesmo na hora do parto, já que exerce poder sobre o obstetra.

Não é o meu caso, mas pra quem pretende ficar grávida em solo argentino, a Carol dá a letra do que fazer quando você tiver com a barriga aparecendo!

fechar