play

Casa Tpm 2013: Relacionamento

por Redação

O psicanalista Luiz Alberto Hanns falou sobre relacionamentos o século XXI

Luiz Alberto Hanns é psicólogo, psicanalista e um dos maiores estudiosos e conhecedores da obra de Sigmund Freud aqui do Brasil, tradutor de diversos livros do psicanalista austríaco para o português. Ele acaba de lançar o livro A Equação do Casamento - O que pode (ou não) ser mudado na sua relação, obra que pretende ajustar as expectativas e o convívio dos casais para um relacionamento mais saudável e duradouro. 

"A busca atual da felicidade e da realização pessoal faz com que a gente, além de querer muita coisa, com o tempo pense em cair fora. Mas temos uma grande mudança nos tempos de hoje. Cada um chega ao casamento com as suas próprias ideias. Antes o chefe de família era o homem, hoje os dois são sócios. Nenhuma empresa do mundo aceita sociedade de 50% porque acaba em briga. Agora, imaginem em um casamento? Os dois querem ser felizes e não há consenso de antemão. Os dois tem 50% dos votos - tá armado um circo que tem tudo pra pegar fogo."

"A compatibilidade psicológica raramente é de 100%. O normal é que seja em algumas áreas e em alguns setores, em outro o nosso parceiro às vezes nos faz muito mal." Para o psicanalista, o inimigo silencioso do casamento é o stress externo à relação e às frustrações internas: parentes invasivos, desemprego prolongado, problemas financeiros etc. "No casamento as vezes o certo é o errado, e o errado é o certo. Só há um jeito de descobrir, sabendo como se sente dentro do casamento."

fechar