Elisa Gargiulo, do Dominatrix, fala de ativismo e política

por Redação

”Só serei livre quando todas as mulheres forem livres”, diz a documentarista e guitarrista

A paulistana Elisa Gargiulo é feminista engajada, e é assim desde que se lembra. Ao mesmo tempo em que conheceu o feminismo, aprendeu a amar a música - a culpa foi da banda norte-americana punk Bikini Kill, formada só por meninas. Juntou os dois amores pra fortalecer suas próximas lutas, pelas mulheres e por condições mais igualitárias pra elas. Hoje, aos 33 anos, tem três bandas - todas feministas, claro -, é uma das organizadoras da Marcha das Vadias de São Paulo e produziu e dirigiu dois documentários sobre mulheres: um que conta a história da União de Mulheres de São Paulo, e 4 minas (2012), em que retrata o cotidiano de quatro lésbicas brasileiras.  

"A grande dor de ser mulher é a invisibilidade e a violência que sofrem as que não se encaixam nos padrões hegemônicos do que é ser uma 'mulher ideal'"

Integrante do time de convidadas da Casa Tpm 2013, conversamos com ela sobre o papel da mulher hoje e suas expectativas para o evento.   

Pra você, quais são as dores e delícias de ser mulher hoje?
Pra mim, a grande dor é a invisibilidade e a violência que sofrem as mulheres que não se encaixam nos padrões hegemônicos do que é ser uma "mulher ideal". A delícia está em, na medida que nos fortalecemos, poder romper com esses padrões e encontrar solidariedade entre mulheres.

Conquistamos muitas coisas profissionalmente, nos relacionamentos, no poder de decisão e de expressão, mas você se sente livre mesmo? 
Só serei livre quando todas as mulheres forem livres.

Qual é sua expectativa em relação à Casa Tpm?
Estou muito feliz com o convite e espero poder levar um pouco das vozes de mulheres que me inspiram, pra que isso inspire mulheres a conhecerem vivências feministas diversas. O feminismo está em pauta no Brasil como nunca esteve, e temos que ficar de olho aberto para evitar que nossas pautas sejam encaminhadas pra uma direção conservadora. O backlash assusta, mas na maioria das vezes somos mais fortes do que ele. 

Vai lá: Casa Tpm 2013
Quando? 17 e 18 de agosto
Onde? Nacional Club - R. Angatuba, 703 - Pacaembu, São Paulo

fechar