Para quem ri do Stênio Garcia: um dia você vai ser velho também

por Nina Lemos

Ah, você acha que foi sua geração que começou a tirar foto pelada só porque vocês inventaram esse termo bobo ”manda nude”. Ah, você acha que você nunca vai envelhecer. Ah, você não sabe de nada, inocente!

"O que esses velhos nojentos pensam que estão fazendo?" "Não, mano, tá de brinks, até o Stênio Garcia". "Gente, olha, como pode, o Stênio Garcia pelado e ele tem 82 anos, cara, que vergonha!"

Eu li esses comentários e ouvi um monte de gargalhadas maldosas de "jovens" depois que fotos do ator com sua mulher vazaram ontem e foram divulgadas a torto e direito como piada  (um crime, uma coisa uó que pode acontecer com qualquer um). Não sei se senti pena ou raiva de vocês que riram tanto por existir velho no mundo, velho que tem vida, velho que transa.

Vocês achavam mesmo que tinham inventado o "nudes"? Que ninguém tinha feito foto pelado na vida antes dessa palavra boba virar moda esse ano e todo mundo sair falando na internet: "manda nundes, manda nudes"?

O que acontece com vocês?

Tenho 44 anos e esse ano quase briguei com uma amiga para defender um colega de idade. Na conversa, várias meninas de 30 e poucos. Até que uma começou a falar de um paquera da minha idade e soltou: "um velho aí que eu estou saindo." "Você para", eu disse. E tive que explicar que ela não gostaria de ser chamada de uma "pirralha ridícula." Sim, eu me vi tendo que defender alguém da minha idade que eu nem conhecia como se fôssemos brothers só pelo fato de termos mais de 40 anos. Lembro que nesse dia disse para a amiga de 31: você não é mais jovem. Ela me olhou como se tivesse sido muito ferida.

Engraçado isso, mas cada dia eu vejo mais gente de 30 e poucos achando que é jovem. Queria dizer que não são, são adultos! Parece que essas pessoas querem se apegar ao fato de ser jovem para sempre como desculpa. "Eu sou jovem, eu posso." Desculpa, mas não é porque é jovem que vocé pode. E não é porque alguém não é jovem que ela não pode!

Aqui em Berlim, não, a idade não é um crime como é no Brasil. Ninguém é tratado como velho caído, louco e retardado. As pessoas botocadas são raras e nos shows você vai encontrar punk de 70 e poucos vestido de punk mesmo. Bem, não só nos shows. Isso sempre foi uma coisa que eu amei em Berlim. E talvez seja por isso que eu queira ficar velha aqui. Ah, claro, no Brasil você pode ser velho e boêmio também, mas aí é melhor que você seja homem, claro. Se for mulher, pre-pa-ra.

Berlim não é o paraíso mas nesse ponto é um pouco melhor. Ninguém te olha como se você fosse velho demais para isso ou para aquilo. Os anos passam. Você continua gostando das mesmas coisas. Os anos passam, e se você sempre gostou de pogar, vai continuar gostando. E se tiver energia, sim, pogando. E tirando fotos de nudes o quanto quiser.

Jarvis Coker, o cantor do Pulp que já tem mais que 50 anos, escreveu com menos de 40 a música matadora sobre o assunto. Aquela que encerra qualquer conversa. Chama "Help the aged" e você poderia baixar e ouvir agora mesmo.

"Ajude os velhos

Lembrem que um dia eles foram assim como você

Fumando cigarros, transando e cheirando cola.

Ajude os velhos, porque um dia você vai ser velho também.

Como você ainda não descobriu isso?

Ajude os mais velhos, porque um dia você vai ser mais velha também. Você pode pintar seu cabelo, mas essa é a unica coisa que você pode mudar. Como vocé ainda não se tocou?"

Versão para essa semana: "não ria das fotos do Stênio Garcia, porque um dia você vai ser velho (se você não morrer antes) e se tudo der certo você vai tirar fotos pelado também."

Oh, yeah!

 

fechar