A pressão do efeito Kate Middleton, a "melhor mãe do mundo"

por Nina Lemos

Ela teve o filho em duas horas? Mas eu tive em meia hora, sou melhor. Gente, cada um é um. E não, você não precisa estar linda depois do parto porque você não é uma princesa!

"O meu filho nasceu em três horas, no mesmo dia eu já estava andando de bicicleta pela ciclovia do Haddad". "Isso não é nada. Uma amiga minha teve em meia hora. Meia hora! Mais rápido que a Kate."

Esses diálogos são ficção. Mas verdade seja dita: o nascimento do bebê real sucitou a lembrança de um monte de histórias de partos de sucesso e todos ficaram impressionados porque Kate estava linda e em pé no mesmo dia de ter filho. Eu, que não sou mãe, mas sou amiga de vocês, queria dizer uma coisa: voces não precisam ser a Kate. Porque não, nem a Kate é a Kate. A Kate é princesa.

Ela é um bom exemplo? Sim. Ela também é um mau exemplo? Sim. 

A princesa teve parto natural e mostrou para as pessoas do mundo como o parto normal  é melhor para a mãe e para o bebê, e como fazer uma cesariana na maioria das vezes é uma mega cirurgia desnecessária. Eu sei que o Brasil é campeão mundial de cesarianas, com um indice de 52%, sendo que no setor privado é 88%. Um horror!. Eu sei que essa é uma causa importante para se lutar Eu admiro militantes do parto humanizado. Eu não sou mãe, mas eu entendi. Não briguem comigo.

E quando a Kate é um mau exemplo? Quando todo mundo começa a competir pelo parto mais rápido, mais incrível e com pele melhor depois de parir. Pronto. Falei.

Como não sou mãe (mas também sou gente, atenção!) fui perguntar para as minhas queridas amigas que são e descobri algumas coisas:

1- Dar adeus para os suditos no mesmo dia em que teve um filho de parto natural é possivel, sim

“Ok, você está cansada. No meu caso, acho que estava mais porque me deram anestesia e isso dá muita ressaca. Mas eu seria sim capaz de dar olá para os súditos.”

De uma amiga que teve um filho de mais de 3 quilos de parto normal no Brasil. 

“Tive dois filhos de parto normal. A primeira com anestesia. A segunda, sem nada. O primeiro parto durou horas, mas teve ajuda das drogas. O segundo, sem nada, foi punk rock. Mas depois que acaba você está tão feliz de ter conseguido! Você está amando aquilo tudo e, claro,pode andar, falar com as pessoas.”

De uma amiga que teve dois bebês de parton normal na Alemanha. Um deles totalmente natural, sem anestesia, nada.

2-Mas não é o corriqueiro estar se sentindo linda, penteada é com pele fresca e esssa pressão pode ser muito, muito chata mesmo.

“Claro que eu não estava bonita. Estava horrorosa. Eu estou uns monstro em todas as primeiras fotos que tirei com o meu filho. Mas eu não sou princesa, pensa, eu não tinha um maquiador”, diz a amiga que teve filho no Brasi.

“Sim, você sai horrível, com olheira, ainda não recuperou o seu corpo e isso demora um tempo. Mas, pelo amor de deus, eu nem pensei nisso. Essa é a primeira lição que você aprende quando tem filho, nao é para desapegar e pensar mais nos outros? A última coisa que voce pensa é em estar bonita, imagina”, diz a mãe de dois alemães.

Lembro para a minha amiga que algumas maternidades de luxo oferecem serviços de maquiador e cabeleireiro para as mães após o parto e ela surta. “Não, imagina, ridículo!.”

Por que eu estou me metendo em um assunto tão espinhoso?

Porque estou cansada de pressão e acho que vocês também. “A Kate é deus porque teve parto natural. Tambem tive, não sou deus”, diz outra amiga, mãe de uma bebê de 10 meses.

Queridas mães, a Kate é uma princesa. Estar linda e dar adeus para os suditos com o filho no colo é o trabalho dela. Está escrito ate na certidão do bebê que a profissão dela é ser princesa, certo?

Kate teve a filha de parto natural e seu cabeleireiro chegou lá meia hora depois. Ela ficou em um quarto de milhares de metros quadrados com todos os luxos do mundo, Ela nao é você. Ela nem é uma pessoa. Ela é uma princesa, um outro tipo de pessoa.

Então, amigas, nesse dia das mães queria desejar para vocês menos pressão. E mandar um salve especial para quem teve que ter o filho de cesariana e se sentiu uma perdedora fraca por causa disso.

A gente já tem pressão demais para lidar! Parabens para TODAS as minhas amigas mães. Sem exceção. 

fechar