Afinal, o que é mudar para Berlim?

por Nina Lemos

Todo mundo está mudando para Berlim, mas quem faz isso está é mudando de estilo de vida. Adeus, batons da MAC. Bom dia, móveis que a gente pega na rua!

Mudar para Berlim não é mudar de cidade ou de país, mas mudar de estilo de vida. É parar de fazer a pergunta: "o que você faz" quando conhece alguém, porque isso simplesmente não significa nada. É ter amigos com profissões "esquisitas", como motorista de limousine. É querer ficar amiga dos pedreiros gatos punks e comentar: essa é uma pessoa real de Berlim.

É subir 100 degraus de escada para chegar em casa carregando uma sacola de pano com as compras do supermercado que não é o Bio, porque o Bio é para turistas ou ricos e aqui em Berlim a gente pensa muito antes de gastar o dinheiro porque a gente não tem muito. É o fim do eu mereço para justificar a compra de 3 batons da MAC. O eu mereço passa a ser usado para coisas como: está sol, acabei o meu trabalho, então, eu mereço ir passear no parque hoje ou na beira do rio.

É fumar dentro dos bares porque nos melhores ainda pode fumar, sim. É achar cara qualquer festa que custe mais de 5 euros a entrada. É beber garrafas de vidro na rua, dentro do metrô e dentro do cinema porque não é proibido. É se irritar no fim de semana com os adolescentes que quebram garrafas no metrô mas aproveitar o caos para fumar um cigarro dentro da estação porque não é assim tão proibido. Como nada, aliás, é muito proibido.

É fumar maconha na rua (para quem fuma, eu não fumo) porque aqui ninguém é preso por fazer isso.

É ter vergonha de ainda ser workaholic porque trabalhar muito é uma coisa que simplesmente não faz sentido.

É se irritar com os amigos turistas que perguntam "qual a melhor festa", "qual o melhor bar", "qual a loja mais descolada" porque, porra, que saco! A vida não é uma competição.

É pegar roupa e lixo na rua. Calma, ainda não virei mendiga, mas a luminária que peguei é luxo! Assim como a impressora que a minha amiga trouxe para casa porque estava na rua para dar com o manual dentro. Hahaha. Da última vez que fui embora daqui, montei uma instalação com todas as coisas que decidi doar em frente do prédio. Pegaram tudo. Um por um. Achar coisa na rua é um sinal de Deus. Tipo, meu Deus, me deram um presente!

É ter muita dificuldade para fazer essas mudanças de estilo de vida todas e algumas vezes sentir falta de quando você acreditava em hype porque era meio bom.

Outro dia, um amigo fez uma provocação no Facebook e disse: "mudar para Berlim é o mudar para Miami dos descolados." Eu concordei e ri.

Mas depois pensei que mudar para Berlim é o mudar para Miami. Só que ao contrário.

Na verdade, mudar para Berlim é mais o virar hippie e mudar para São Thomé das Letras. Algumas pessoas vêm aqui passar uns dias e nunca mais voltam. Tenho provas. E se eu te convidar para passar uns dias aqui, tome cuidado. Talvez você nunca mais volte e vire lenda do tipo: "ah, foi para São Thomé e nunca mais voltou."

Ah, quer dizer, foi para Berlim e… desbundou!

fechar