Porque Berlim é a cidade mais legal do mundo

Tpm

por Nina Lemos

A pedidos, por que Berlim? O que Berlim tem de tão especial?  Por que as pessoas vêm e não voltam? Sim, Berlim é a nova São Tomé das Letras, se você vier para cá, pode ficar preso em um buraco colorido para sempre. Coleciono casos de amigos que vieram passar um mês e nunca mais voltaram. Portanto, se você vier a Berlim, cuidado! Você pode ficar como eu, viciada, viajando todos os anos para o mesmo lugar, louca, com um objetivo na vida: morar em Berlim.

Por que, gente, por que? Eu não sei direito porque Berlim é o melhor lugar do mundo, mas vou tentar explicar, já que vocês pediram.

 

1 - As pessoas não correm

A não ser que seja fugindo da polícia em uma manifestação (e claro, a polícia de Berlim não é tão violenta quanto a de São Paulo), você não vê ninguém correndo na rua. Nem na hora do rush. Em Berlim, everyday is like Sunday, mas um domingo gostoso. As pessoas não estão desesperadas correndo atrasadas indo para algum lugar. Em Berlim as pessoas andam. A única corridinha que a gente dá é uma pontual, para pegar o metrô que já está na estação e pode fechar a porta.

2 - O silêncio e o vazio

Hoje é quinta-feira. Minha rua é considerada uma rua hipster e barulhenta. E sempre que um alemão fala isso eu morro de rir. Barulho? Repito, todo dia é como domingo. A rua está vazia e as lojas estão fechadas. É meio-dia. Mas as pessoas talvez não tenham resolvido abrir as lojas porque está chovendo. Ou, sei lá, só vão abrir mais tarde. Em Berlim não seacorda muito cedo, não.

3 - Berlim não é uma cidade muito capitalista

Se você é yuppie, você vai odiar Berlim. Se você adora grife, também. Não perca seu tempo. Além de não gostar muito, você ainda pode ser alvo de preconceito. O berlinense em geral trabalha pouco, vive com pouco dinheiro, não consome muito e, se você falar aqui a frase paulistana “Estou trabalhando muito”, isso não vai pegar bem. Vão te olhar com pena. Até poucos anos, eram poucos os lugares que aceitavam cartão de crédito. A maior loja de TV, tecnologia, computador etc, a Saturno, ainda não aceita. É sério. O capitalismo de Berlim é bem diferente. Aqui existe muita troca, muita coisa de graça, doação (mas isso é post para um outro tópico).

4 - Você pode ser o que quiser (com a idade que quiser)

Pego o metrô com vários Laertes, que sentam ao lado de outras senhoras e ninguém está nem aí. Na saída, os jovens punks estão sentados na estação de moicano e cabelo verde, ninguém está nem aí. E ninguém está nem aí também para a sua idade. Berlim ainda tem muito punk velho. Não tem patrulha, também não tem botox. E só de ainda ter punk, para mim é uma razão para amar uma cidade.

5- O céu

Não foi à toa que o Win Wenders escreveu o Céu sobre Berlim. Não existe céu mais lindo no mundo. Os prédios são baixos. A gente vê o céu o tempo todo. Ele é lindo com sol, o por do sol é deslumbrante, a lua cheia sempre parece mais com o planeta "melancholia" do que com uma lua. A lua de Berlim é incrível.

6 - Berlim é barata

Sim, essa é uma das capitais mais baratas do mundo. Os aluguéis dobraram nos últimos anos. Mas a comida, a cerveja, o café… muito, muito muito barato mesmo. Não dá para nem para comparar com Rio e São Paulo.

7 - O transporte

Esse é outro tópico que merece um post porque eu amo, amo o transporte de Berlim. Tenho um caso de amor com o metrô, choro no Tram, agora me apaixonei pelo S. O Tram é o monotrilho silencioso, o S é um metrô de superfície, um trem. Ah, não tem catraca no metrô, você compra o ticket e entra. Algumas vezes na vida você vê um fiscal que checa os bilhetes. Pouquíssimas pessoas são pegas. Se é para pagar, as pessoas pagam. Existe confiança em Berlim. E muito amor também. Te amamos, Berlim. Eu, David Bowie, Michael Stipe e mais um monte de gente.

fechar