Adeus à Dona Canô

por Natacha Cortêz

Aos 105 anos, morre na Bahia a querida matriarca da família Veloso

Na manhã deste Natal faleceu em Santo Amaro da Purificação (BA) aos 105 anos, Claudionor Viana Telles Veloso, a querida Dona Canô. A  matriarca da família Veloso estava internada há seis dias devido a um ataque isquêmico cerebral e estava sendo medicada para controlar a instabilidade da pressão arterial.

Dona Canô morava na cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano, e tinha oito filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. Considerada patrimônio histórico da Bahia, era respeitada e conhecida não só pelos rebentos célebres, mas pelo estilo de vida leve e terno que seguia e perpetuava.

Em setembro de 2007, foi entrevistada das Páginas Vermelhas da Tpm. Na matéria, falou sobre a vida amorosa que levou, dos filhos famosos e ainda contou dos segredos de chegar aos 100 anos inteira, consciente e bem humorada. Abaixo, alguns trechos da conversa:

"Viver é muito bom, mas saber viver é melhor ainda""Rezo todos os dias. Você já viu meus santos? Tenho muitas imagens, mas não rezo para cada uma. Agora, para Nossa Senhora da Purificação, minha mãe, rezo quase toda hora, pedindo por meus filhos""Sempre que recebo uma homenagem me pergunto: 'Por que, meu Deus, o que foi que eu fiz?'"

 * Para ler a entrevista na íntegra: Cem anos de solidão

fechar